18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

6 Horas de Imola com Peugeot 9X8 2024 pronto para a estreia em competição

  • - Dois PEUGEOT 9X8 do Team PEUGEOT TotalEnergies inscritos para as 6 Horas de Imola, segunda ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2024.
  • - Desvendado no passado dia 25 de março, após um ano de desenvolvimento, em que se completaram cerca de 8.000 km de testes em pista, o PEUGEOT 9X8 2024 surge substancialmente reformulado e sob uma nova e deslumbrante decoração "Lion Head", num Hypercar que mantém todo o seu ADN principal, com uma silhueta mais aerodinâmica e dinâmica, sublinhada por uma asa traseira.
  • - Após uma caótica corrida de abertura no Qatar, que terminou de forma dramática, o Team PEUGEOT TotalEnergies está determinado em voltar aos lugares de topo em Itália.


Itália é um lugar muito especial para a PEUGEOT quando se trata de corridas de resistência. Foi no Circuito de Monza que o Team PEUGEOT TotalEnergies iniciou, no verão de 2022, a sua aventura no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, traçado onde, um ano depois, o PEUGEOT 9X8 garantiu o seu primeiro pódio no WEC.

No que se refere a Imola, foi ali que a PEUGEOT Sport obteve, em 2011, uns memoráveis 1º e 2º  lugares, um palco onde o novo PEUGEOT 9X8 2024 fará agora a sua estreia em competição, na corrida de seis horas agendada para o fim de semana de 19 a 21 de abril.

 

"Como é que me sinto? Acima de tudo, estou muito orgulhoso por termos conseguido trabalhar com sucesso em duas frentes durante mais de um ano",admitiu Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport. "As nossas equipas de conceção e de desenvolvimento trabalharam de uma forma fenomenal para cumprirmos o nosso programa desportivo com a versão 2023 e, ao mesmo tempo, desenvolver o PEUGEOT 9X8 2024. Tanto mais que as especificações foram alteradas durante o ano para integrar tudo o que aprendemos em termos de fiabilidade e aerodinâmica, bem como os conhecimentos adquiridos sobre os novos pneus que testámos a partir de meados de 2023, numa ‘mula’ de desenvolvimento."

 

O PEUGEOT 9X8 2024 foi apresentado a 25 de março último, após uma sessão de testes de resistência no circuito espanhol Motorland Aragón. Desde a sua primeira sessão de testes em pista, realizada no início de dezembro de 2023, percorreram-se cerca de 8.000 quilómetros. O trabalho adicional de resistência, realizado no banco de ensaios, também ajudou a aumentar a fiabilidade de certos componentes mecânicos, como o grupo motopropulsor.

"Penso que o carro está pronto para Imola", continuou Jansonnie. "É um circuito que há muito não é usado no FIA WEC e que não conhecemos muito bem. Não fizemos qualquer teste nessa pista, mas tal também sucedeu no Qatar, onde fomos rápidos, pelo que não estou muito preocupado com isso. Ao trabalhar no simulador observámos que Imola é um traçado com muita força descendente."

 

O Team PEUGEOT TotalEnergies pode estar a aventurar-se no desconhecido em Emilia-Romagna, mas a equipa está ansiosa por recuperar de um fim de semana dececionante no Qatar, onde a má gestão de uma infeliz reviravolta nos acontecimentos levou a que o 9X8 N.º 93 ficasse parado em pista. O PEUGEOT 9X8 provou, no entanto, a sua competitividade, ao ficar muito perto de garantir um segundo lugar.

 

"Ao contrário do PEUGEOT 9X8 2023, onde tivemos tempo para melhorar as afinações e tirar o máximo partido do carro, ainda temos muito a aprender sobre o PEUGEOT 9X8 2024. Sabemos que é inerentemente mais rápido, embora ainda seja difícil ter uma imagem exata, porque não sabemos com que peso e potência irá competir. Estamos certos de que ganhámos terreno em relação aos nossos rivais, mas ainda não sabemos quanto, algo que poderemos saber após as primeiras corridas."

O PEUGEOT 9X8 2024 irá estrear-se em competição com a sua nova decoração "Lion Head" na ronda italiana do WEC. Para assinalar a ocasião, os designers da PEUGEOT desenvolveram uma pintura idêntica para um PEUGEOT 508 PSE. Desde o arranque do seu programa WEC, a PEUGEOT criou uma forte ligação estética entre o Hypercar e os seus modelos de produção, com alguns elementos estilísticos, como a assinatura luminosa, o emblema colocado na grelha dianteira e a cor dominante (Cinzento Selenium em 2022 e Branco Okenite em 2024) a refletirem esta clara ligação entre o Hypercar e os modelos de produção PEUGEOT.

 

Para manter a estreita ligação entre o design do 9X8 e os veículos de produção da Marca, as equipas de Design da PEUGEOT optaram por adaptar esta pintura a um 508 PSE. O modelo de produção será apresentado, sob essa nova pintura, na FanZone de Imola, naquela que será a primeira ronda do campeonato de 2024 realizada na Europa, de 19 a 21 de abril.


DECLARAÇÕES DOS PILOTOS…

Mikkel Jensen, N.º 93 PEUGEOT 9X8

"Conduzi em Imola na Fórmula 3, no início da minha carreira, e depois no ELMS, em 2021. É uma pista ótima, um pouco ‘à moda antiga’, com muitas retas e faixas delimitadoras relativamente elevadas. Com o grande número de participantes no WEC, vai ser um verdadeiro desafio para a classe Hypercar. Vamos correr em Imola com um carro que é essencialmente novo. O seu desenvolvimento tem sido muito entusiasmante ao longo dos últimos meses, mas não sabemos realmente onde nos situamos porque ainda há muitas coisas para aprender sobre o PEUGEOT 9X8 2024 em situação de corrida."

 

Paul di Resta, N.º 94 PEUGEOT 9X8

"Tive a minha primeira experiência nesta pista muito recentemente. Imola é um circuito estreito, bastante acidentado, com muitas faixas delimitadoras. É muito diferente do Qatar. Com todos os Hypercars e GT3, vai haver muito movimento em pista. Os pneus também serão um fator importante, em especial se o tempo mudar. Em termos de preparação, nunca é fácil chegar à segunda ronda de um campeonato com um carro novo. Vamos aprender e progredir gradualmente com este PEUGEOT 9X8 2024, tendo em vista Le Mans, que é o nosso principal objetivo."

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 13:11:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...