18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Primeira Convenção de Artes Marciais de Canelas, VN Gaia

A 13 de Janeiro decorreu a primeira edição da “Convenção de Artes Marciais” de Canelas, Vila Nova de Gaia. Um evento idealizado pelo Mestre Miranda Gomes e materializado em conjunto com o Mestre António Braga (Kempower), Mestre Carlos Silva e Mestre Nelton Goes (Contacto Total Mundial) e ainda o Sifu Américo Castro (SANDA – Artes Marciais Chinesas).

Este convívio de três horas juntou Mestres e alunos e várias Artes Marciais e Desportos de Combate, em que puderam experimentar os ensinamentos que os técnicos destas três Artes Marciais demonstraram para este público bem interessado.

 

O evento superou a presença de 100 praticantes, suscitando uma grande alegria aos Mestres organizadores, que já estão a idealizar uma segunda edição do evento. Esta Convenção foi de participação gratuita, o objectivo deles foi “democratizar” as Artes Marciais permitindo que todos pudessem participar.

 

A grande vantagem destes encontros Interestilos é proporcionar a partilha de conhecimentos entre os praticantes das diversas Artes Marciais e Desportos de Combate, e num convívio não competitivo, todos acabam por experimentar técnicas independentemente da sua disciplina.

 

Ao executar técnicas de outros estilos, os praticantes acabam por também entrar em intercâmbio de praticantes, ou seja, não é necessário nem aconselhado que pratique com colegas da sua arte, mas sim com parceiros de artes diferentes, desfrutando ainda mais desta aprendizagem. Acaba por haver uma maior união entre praticantes das mais diversas modalidades, em vez de estarem confinadas ao seu estilo. Nestes eventos, fomentam-se amizades Interestilos que juntos caminham para uma união no mundo das Artes Marciais e Desportos de Combate.

 

O evento contou também com a presença de dois Mestres escritores, que apresentaram e disponibilizaram para aquisição dos interessados, as suas obras autografadas.

(Escritores a segurar os livros um do outro)

 

Estamos a falar do Mestre Fernando Fernandes, campeão mundial de Kickboxing em 1994 e detentor de um palmarés muito precioso, com o livro “Ser Campeão no Ringue como na Vida”, uma obra em que se fala da sua vida, o caminho de campeão e tem ainda conta com uma parte técnica deste Desporto de Combate. O Mestre Carlos Clemente de HAKKORYU JUJUTSU e KOHO SHIATSU com a obra "O Outro Lado do Camiño - Codex Calixtinus” que aborda um enredo à volta dos Caminhos de Santiago, que já suscitou interesse da National Geography no conteúdo da obra. Em cinco livros de leitura obrigatória, recomendados por esta conceituada revista internacional, este é um deles. É uma obra em formato de romance, tocando o autor em algumas notas biográficas.

 

Recomenda-se vivamente a adquirir ambas, são de cariz diferente, mas de grande valor e escritas por estes dois Mestres de renome no mundo das Artes Marciais e Deportos de Combate.

 

O Mestre Miranda Gomes, já na fase final do evento, fez os seus agradecimentos à presença de todos os participantes e a respectiva entrega de diplomas.

Estamos a caminho da 2ª Convenção de Artes Marciais!

 

Texto e Fotos: Pedro MF Mestre

 

(Ver álbum fotográfico completo na secção de Fotorreportagens do Portal)

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2024 – 20:24:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...