>
Está em... início
Motociclismo
Motocross Freestyle
Red Bull X-Fighters regressou a Madrid - Francês no topo do mundo



A elite do motocrosse freestyle voltou a reunir-se na “catedral” de Las Ventas, transformando uma vez mais a festa brava numa renhida batalha nas alturas. Quinze anos depois da estreia em Madrid, o Red Bull X-Fighters continua a arrastar multidões – assumindo-se como a maior referência da modalidade.Desta vez a coroanão mudou de mãos e voltou a colocar no topo do mundo o gaulês Tom Pagès.
Uma vez por ano a lendária Praça de Touros de Las Ventas, uma das mais antigas do Mundo, é transformada por completo para receber os melhores pilotos de motocrosse freestyle do planeta.Esta tradição assinalou no passado fim-de-semana(24 de junho)quinze anos, voltandoa provar ser a principal referência de uma modalidade extremamente técnica e exigente. Os cerca de 20 mil lugares disponíveis esgotaram muito antes da abertura das portas, com adeptos a viajaram dos mais variados destinos – Portugal incluído – para ver de perto as mais alucinantes manobras.
A grande figura da competição acabou por corresponder às expectativas: o francês Tom Pagès venceu pelo quarto ano consecutivo o título de Madrid, um feito inédito que vem apenas reforçar o seu excelente momento de forma. Para lá chegar foi preciso voar a mais de 14 metros de altura na final, quando Pagès fez um atrevido salto “Bundy”. No entanto, a caminhada até esta vitória foi tudo menos pacífica, depois do susto nas qualificações onde uma aparatosa queda chegou a colocar em causa a sua participação: “Isto foi verdadeiramente de loucos! Estava com elevados níveis de ansiedade por causa das novas manobras que pretendia apresentar, mas felizmente tudo correu pelo melhor. Madrid é mesmo a referência do motocrosse freestyle, não existe mais nenhum lugar assim”.
Pela primeira vez na história, a final de Las Ventas juntou três pilotos – com Tom Pagès a bater com muita determinação os australianos Clinton Moore e Josh Sheehan.
Para isso o Campeão de 31 anos apresentou um conjunto de manobras que deixaram o júri rendido – Bike Flip, Special Flip, Volt e o novo Flip Flair frontal.
RESULTADOS 2016
1º Thomas Pagès FRA
2º Clinton Moore AUS
3º Josh Sheehan AUS
4º Levi Sherwood NZL
5º Maikel Melero ESP
6º Rob Adelberg AUS
7º Taka Higashino JAP
8º David Rinaldo FRA
9º Dany Torres ESP
10º Adam Jones EUA
Créditos fotográficos
Joerg Mitter | Red Bull Content Pool
Sebastian Marko | Red Bull Content Pool