15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

5ª etapa do Red Bull Cliff Diving Açores

Assumindo-se já como um dos clássicos do calendário, o Red Bull Cliff DivingWorld Series está de regresso aos Açores pelo terceiro ano consecutivo. Dia 26 de julho o ilhéu de Vila Franca do Campo voltará a ser palco da competição, com saltos da plataforma de 27 metros e diretamente das rochas. Gary Hunt, o vencedor do ano passado, chega na máxima força na posição de líder.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, os Açores recebem o Red Bull Cliff Diving World Series – o mais importante circuito mundial de saltos para a água de grande altura. Aação regressa assim no próximo sábado, 26 de julho, ao Ilhéude Vila Franca do Campo - situado ao largo da ilha de São Miguel. Esta será a quinta etapa da temporada, depois do arranque em Havana (Cuba) e das passagens pelo Texas (EUA), pela ilha de Inis Mór (Irlanda) e por Kragero, na Noruega.

 

A etapa açoriana tem sido amplamente elogiada pelos atletas, que destacam a beleza do anel da princesa - como o ilhéu de Vila Franca do Campo é conhecido localmente -  e a oportunidade única de realizarem saltos diretamente das rochas, tal como acontecia nos primórdios desta modalidade nascida há mais de 200 anos num arquipélago igualmente vulcânico - o Havai.

 

Saltar de uma altura equivalente a um prédio de oito andares é um privilégioreservado a uma pequena elite cujas caras já se tornaram conhecidas dos portugueses. Entre as estrelas que vão estar nos Açores destaque para uma lenda chamada Orlando Duque, atleta colombiano que à porta dos 40 anos e dez títulos de Campeão do Mundo continua no topo da modalidade. No entanto, a liderança do circuito pertence neste momento a Gary Hunt, britânico que abandonou uma carreira de criminologista para se dedicar profissionalmente ao Cliff Diving. Hunt venceu no ano passado nos Açores e fez história ao criar os mais complexos saltos alguma vez vistos. Neste momento dispõe de uma liderança confortável numa altura em que um dos seus principais rivais e atual detentor do título – o russo Artem Silchenko – tem visto a sua prestação condicionada devido a uma lesão. Destaque ainda para a presença do jovem prodígio Jonathan Paredes, que é o mais bem sucedido saltador da nova geração, ocupando o segundo lugar do ranking.

 

Além do quadro principal, viajam até São Miguel os wildcards Andrei Mikau (Bielorússia),Andreas Hulliger (Suíça), Anatoliy Shabotenko e Sasha Kutsenko (Ucrânia). A avaliação das manobras estará como sempre a cargo de um júri internacional, desta vez reforçado pelo russo Dmitri Sautin - o mais bem sucedido atleta de saltos para a água olímpicos de todos os tempos.

 

FINAL NA SELVA MEXICANA

 

A localização da última etapa do Red Bull Cliff Diving World Series foi alterada, passando de Niterói, no Rio de Janeiro, para Yucatán, no México. A 18 de outubro, o encontro está marcado para a densa selva de Cenote Ik-Kil, o mesmo cenário que já recebeu a competição nas ápocas de 2010 e 2011. Este será o palco para o desfecho do campeonato, com a consagração dos campeões masculino e feminino.

 

O Red Bull Cliff Diving Açores conta com o apoio do Governo da Região Autónoma dos Açores, Secretaria Regional do Turismo e Transportes dos Açores, Clube Naval de Vila Franca do Campo, SATA e MINI.

 

CLASSIFICAÇÕES | APÓS 4 ETAPAS

MASCULINOS

1º Gary Hunt               GB     730 Pontos      

2º Jonathan Paredes    MEX    470 Pts

3º Artem Silchenko      RUS    430 Pts

4º Steven LoBue          EUA    410 Pts

5º Michal Navratil        CZE    360 Pts

6º Orlando Duque        COL    360 Pts

7º Blake Aldridge         GB     350 Pts

8º David Colturi           EUA    240 Pts
9º Andy Jones              EUA    170 Pts

10º Kris Kolanus              PL        89 Pts

                                            

CLASSIFICAÇÕES | APÓS 2 ETAPAS

FEMININOS

1º Rachelle Simpson    EUA      400 Pontos      

2º Anna Bader             GER    320 Pts

3º Tara Hyer-Tira        EUA     200 Pts(wildcard)

4º Ginger Leigh HuberEUA      200 Pts  

5º Adriana Jimenez      MEX    200 Pts(wildcard)

6º Cesilie Carlton         EUA      180 Pts

7º Jacqueline Valente   BRA      130 Pts

8º Yana Nestsiarava    BL          60 Pts(wildcard)

 

 

CALENDÁRIO           |2014

10/5       Havana                                     | CUBA

7/6         Possum Kingdom Lake, Texas   | EUA

29/6       Inis Mor                                    | IRLANDA

11/7       Kragerø                                    | NORUEGA

26/7       S. Miguel, Açores                      | PORTUGAL

20/9       Bilbao                                       | ESPANHA

18/10    Yucatán                                   | MÉXICO

 

Créditos fotográficos

Romina Amato | Red Bull Contentpool

Paulo Calisto | Red Bull Contentpool

Periodicidade Diária

quarta-feira, 28 de julho de 2021 – 04:12:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...