>
A “Aplauso - Movimento de Apoio a Artistas” apresentou no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril dois espectáculos de duas horas cada, concebidos pela promotora PMP Eventos. As receitas da bilheteira segundo a organização, visam apoiar “as famílias do espectáculo”.
O primeiro no dia 6 de Outubro teve como tema “Origens”, e subiram ao palco 30 bailarinos e artistas de novo circo, que em 10 actos mostraram peças de 10 diferentes coreógrafos. A envolvência entre o movimento, a luz e a componente musical esteve com uma sincronização perfeita. “Origens” levaram-nos a fazer uma viagem no tempo à visão de várias civilizações e geografias sobre a forma que vêm a sua génese.
Já a 13 de Outubro, actuaram vários cantores nacionais, interpretando temas a “celebrar a música em português” apoiados pela banda de Nelson Canoa composta por teclas, bateria, guitarra, baixo e os coros pelas Patrícias SA. Nas vozes a solo destacaram-se os artistas FF e Wanda Stuart como convidados especiais, e ainda contaram com a participação de Paulo Sá, Rui Drummond, Liza Veiga, entre outros cantores nacionais.
Segundo a organização: «Por tudo isto, e porque o movimento precisa de estar activo 365 dias por ano para dar resposta às muitas solicitações, não só de apoio financeiro, mas também de bens e serviços de primeira necessidade, foi constituída a “Associação Aplauso Solidário – Apoio a Todos os Profissionais do Espectáculo”, que se empenhará arduamente para que ninguém fique esquecido, e todos possam receber o apoio que necessitam ou venham a necessitar.»
Na plateia estiveram presentes outros artistas que vieram apoiar esta causa.
Com o sucesso de ambos os espectáculos a Associação Aplauso prevê dar continuidade a este projecto com mais eventos culturais.
Texto e Fotos: Pedro MF Mestre