18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Festival Santa Casa Alfama

Na edição deste ano, o maior Festival de Fado do mundo celebra Hermínia Silva, com um espetáculo que nos transportará pelo seu fascinante percurso, na fachada do terminal de Cruzeiros de Lisboa:  
 
VIDEO MAPPING TRIBUTO A HERMÍNIA SILVA  
 
Também nesta edição, a parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama traz programação de oito casas de Fado do bairro às tardes do Palco Santa Maria Maior. 
 
Fica assim completa a programação de mais uma edição do Santa Casa Alfama. 
 
Bilhetes à venda em meoblueticket.pt, no Museu do Fado e nos locais habituais.
29 e 30 de setembro
Alfama, Lisboa
 
A 11ª edição do Festival Santa Casa Alfama está cada vez mais perto. O cartaz preparado para os dias 29 e 30 de setembro é absolutamente imperdível para os amantes de Fado e há ainda tempo para anunciar mais algumas surpresas. Assim, na edição deste ano, o Museu do Fado apresenta o espetáculo de video mapping em Homenagem a Hermínia Silva. Outra das novidades, nos dois dias de Festival, são as casas de Fado do bairro de Alfama, que vão dar o pontapé de saída para a festa no Palco Santa Maria Maior, resultado da parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama. 
 
Video Mapping TRIBUTO A HERMÍNIA SILVA
O Museu do Fado apresenta o espetáculo de video mapping que nos vai transportar pela incrível carreira de Hermínia Silva.   
 
Dos concertos por todo o país às personagens inesquecíveis que criou para o Teatro de Revista, das casas de Fado às participações no cinema e na televisão. Os amigos e artistas com quem se cruzou, os temas de maior sucesso, a vasta discografia, as homenagens, os prémios e as distinções. Fadista e atriz de improviso fácil, Hermínia Silva conquistou um lugar único na nossa memória coletiva. Neste filme, criado pela EGEAC/Museu do Fado e com a produção executiva da Hipnose em parceria com a No Ideas No Art, celebramos o seu percurso e o seu legado, recordando as imagens e a voz desta intérprete extraordinária!    
 
A não perder, na fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro, no Santa Casa Alfama. 
 
ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES DO BAIRRO ALFAMA 
Na edição deste ano do Santa Casa Alfama, as casas de Fado do bairro são chamadas a participar de forma mais ativa no Festival, protagonizando a abertura do Palco Santa Maria Maior.  
 
Serão oito casas de Fado, sorteadas pela Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama, quatro em cada dia do Festival com o elenco de dois músicos e um fadista. No dia 29 de setembro, o público ficará a conhecer um pouco melhor o trabalho de espaços como As Lucindas, São Miguel d’Alfama, Esquina de Alfama e A Fama de Alfama; no dia 30 de setembro é a vez de apresentar Alfama Grill, Tasca do Jaime, Bohemia Lx * Sé e Tasquinha Canto do Fado. Neste autêntico desfile de casas de Fado, o público vai poder ouvir vozes como Jéssica Crispim, Carolina Gomes, Cristina Madeira, Joana Amendoeira, Henriqueta Baptista, João Soeiro, Tina Santos e Luís Carlos. 
 
Durante o Festival, cada espaço participante terá, ainda, um menu dedicado ao Santa Casa Alfama. 
A pouco mais de duas semanas de mais uma edição do Santa Casa Alfama, este é um bom momento para recordar alguns dos pontos fortes já anunciados de um cartaz imperdível.  
 
No primeiro dia de Festival, dia 29 de setembro, o Palco Santa Casa recebe a juventude de Beatriz Felício e de Geadas, provando que o Festival está sempre atento às vozes mais promissoras da canção nacional. Nessa mesma noite, haverá o grande espetáculo de Homenagem a Hermínia Silva, com as vozes de FF, Lenita Gentil, Anabela e Filipa Cardoso, e que será certamente um momento de enorme alegria e boa disposição, honrando o legado dessa enorme Fadista. Ainda nesse dia, o Palco Santa Casa recebe Camané, uma voz que dispensa apresentações, um dos grandes intérpretes do Fado das últimas décadas.  
 
No dia 30 de setembro, o Palco Santa Casa recebe um jovem que é já uma certeza do Fado e da música portuguesa, Miguel Moura. Na mesma noite, o maior palco do Festival recebe a voz de Teresa Salgueiro, uma das mais importantes intérpretes da música portuguesa, seja como vocalista do grupo Madredeus, seja na sua carreira a solo. A noite termina com Sara Correia, com um novo disco quase a sair, uma excelente oportunidade para ouvir algumas novidades desta voz que parece conter em si o passado, o presente e o futuro do Fado.  
 
Mas como sempre acontece, há mais Festival além do Palco Santa Casa. Um bom itinerário terá de incluir, por exemplo, o Palco Caixa, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima. No primeiro dia passam por lá as vozes de Pedro Moutinho e de Teresinha Landeiro; e no segundo dia é a vez de Lenita Gentil e de Edu Miranda com o seu "Fado no Chorinho".   
 
A experiência do Santa Casa Alfama não ficaria completa sem uma passagem pelo Palco Ermelinda Freitas, no Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Dia 29 de setembro, nesta proposta de Fado ao pôr-do-sol, haverá a recriação do ambiente de uma casa de Fados, neste caso a Mesa dos Frades, com a atuação de vozes como a Ana Sofia Varela, o Rodrigo Rebelo de Andrade e a Tânia Oleiro a convite do músico Pedro de Castro. No dia 30, é a vez de o público ser convidado a estar “Em Casa d`Amália”. Desta feita, o anfitrião José Gonçalez recebe um grupo de músicos e fadistas que dispensam apresentações: Raquel Tavares, Jorge Fernando, Vânia Duarte, Ângelo Freire e Flávio Cardoso Júnior prometem criar mais uma série de memórias marcantes para o público do Festival.  
 
Outro momento que fica no coração de público é o habitual Fado à Janela no Largo de São Miguel. Os músicos Jorge Silva, Miguel Monteiro e José Manuel Rodrigues terão nas suas mãos uma guitarra portuguesa, uma viola e um baixo, respetivamente, para encher de Fado as ruas e ruelas de Alfama.  
 
Haverá, claro, muito mais Fado em lugares como o Palco Bogani no Grupo Sportivo Adicense, a Igreja de São Miguel e a Igreja de Santo Estevão, o Palco Amália no Auditório Abreu Advogados, o novo palco no Hotel Memmo Alfama, a esplanada do Museu do Fado, o Palco Santa Casa Futuro na Sociedade Boa União ou o Palco Santa Maria Maior no Largo do Chafariz de Dentro. 
 
Santa Casa Alfama, mais de 40 concertos em vários palcos em Alfama
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
29 de setembro
Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa) 
Camané 
Homenagem a Hermínia Silva por Anabela, FF, Filipa Cardoso 
 
e Lenita Gentil 
Beatriz Felício & Geadas 
 
Palco Caixa (Centro Cultural Dr. Magalhães Lima) 
Pedro Moutinho
Teresinha Landeiro 
 
Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa) 
"Casa de Fado" – Mesa dos Frades
 
Pedro Castro convida Ana Sofia Varela, Rodrigo Rebelo de Andrade e Tânia Oleiro 
 
Fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Video mapping:  
Tributo a Hermínia Silva 
 
Palco Amália (Auditório Abreu Advogados) 
Mário Lundum 
Soraia Cardoso 
 
Museu do Fado – Esplanada 
Francisco Salvação Barreto 
Cristina Clara
 
Palco Santa Maria Maior (Largo do Chafariz de Dentro) 
Ana Marta e Ricardo Mesquita
Sónia Santos e Jaime Dias
 
Casas de Fado de Alfama: As Lucindas, São Miguel d'Alfama, 
Esquina de Alfama, A Fama de Alfama
 
Palco Bogani (Grupo Sportivo Adicense) 
Mel
 
José Leal
 
Fado à Janela (Largo de São Miguel)
Jorge Silva 
Miguel Monteiro 
José Manuel Rodrigues 
 
Igreja de São Miguel 
Peu Madureira
Júlio Resende
 
Igreja de Santo Estevão 
Maria Amélia Proença
 
Pedro Galveias 
 
Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União) 
Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca:
 
Beatriz Mamede
Rodrigo Figueira
 
Rodrigo Monteiro
 
Hotel Memmo Alfama 
José da Câmara e Gustavo Pinto Basto
 
30 de setembro
 
Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa)  
Sara Correia  
Teresa Salgueiro  
Miguel Moura  
 
Palco Caixa (Centro Cultural Dr. Magalhães Lima)  
Lenita Gentil
 
Edu Miranda "Fado no Chorinho"
 
Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa)  
“Em Casa d`Amália” ao Vivo  por José Gonçalez com:  
Raquel Tavares,  Jorge Fernando, Vânia Duarte, Ângelo Freire e Flávio César Cardoso
 
Fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa  
Video mapping:  
Homenagem a Hermínia Silva 
 
Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)  
Carmo Moniz Pereira
 
Francisco Moreira
 
Museu do Fado – Esplanada 
Matilde Cid 
Ricardo Luiz
 
Palco Santa Maria Maior (Largo Chafariz de Dentro)  
Beatriz Felizardo e Vítor Miranda  
Inês Pereira e Luís Capão  
 
Palco Bogani (Grupo Sportivo Adicense)  
Sandra Correia
 
João Caldeira  
 
Fado à Janela  (Largo de São Miguel)
Jorge Silva  
Miguel Monteiro  
José Manuel Rodrigues 
 
Igreja de São Miguel  
Luís Caeiro  
Artur Batalha   
 
Igreja de Santo Estevão  
Fadistas do Porto cantam Hermínia Silva:
 
Adriana Paquete
Ana Pinhal
Cátia de Oliveira
 
Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União)  
Associação Fado Cale Coimbra:
Flávia Pereira  
Lara Rodrigues   
Leonel Barata
 
Hotel Memmo Alfama 
Teresa Brum e Gustavo Pinto Basto
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de setembro de 2023 – 11:12:55

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...