A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, irão estar presentes no evento de encerramento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), que vai ter lugar este domingo, 29 de dezembro, a partir das 16h30.
A cerimónia, de entrada livre, terá início no Teatro Aveirense, com um recital de música clássica, protagonizado pela pianista Marta Menezes. Um espetáculo único, intitulado Um Piano Português, que explora obras de compositores como José Vianna da Motta, Alfredo Napoleão e Luiz Costa.
Segue-se Cenários Infinitos, uma parada artística concebida entre Aveiro 2024 e a aclamada companhia alemã Theater Titanick, que conta com a participação da comunidade local. O espetáculo multidisciplinar, que convida a uma reflexão sobre a capacidade humana de imaginar e criar, irá arrancar às 18h na Praça Marquês de Pombal, passará pela Sé e pelo recém-inaugurado monumento evocativo da Muralha de Aveiro, de Siza Vieira, pela Rua do Batalhão dos Caçadores, pela Praça General Humberto Delgado / “Pontes” – onde se encontra a escultura de Rui Chafes criada para assinalar a Capital Portuguesa da Cultura – e irá terminar no Rossio.
O evento de encerramento da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura contará ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio; que simbolicamente receberá o testemunho de Aveiro para Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025.
PROGRAMA
16h30: Discursos oficiais da Ministra da Cultura e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, seguindo-se o recital Um Piano Português, por Marta Menezes
Local: Teatro Aveirense
18h30: Cenários Infinitos, espetáculo multidisciplinar de Theater Titanick com a comunidade local
Locais: Praça Marquês de Pombal – Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto – Avenida de Santa Joana – Sé – Rua do Batalhão dos Caçadores – Praça General Humberto Delgado / “Pontes” – Rua João Mendonça – Rossio