>
O segundo dia do Grand Prix Hohhot 2018 cumpriu-seeste sábado no ‘Inner Mongolia Stadium’. A competição decorre até amanhã, domingo em Hohhot (China).
Este sábado contou com a presença de 2 Judocas Lusos nos tatamis chineses:
Anri Egutidze (-81 kg) obteve o primeiro triunfo contra o mongol Gaajadamba Bayanmunkh, que somou três penalizações. Na segunda ronda, eliminou o sueco Robin Pacek por ‘ippon’ aos 2 minutos e 17 segundos. O jovem luso continuou no caminho das vitórias, derrotando o belga Matthias Casse nos quartos de final por ‘ippon’. O Judoca do Sporting Clube de Portugal cedeu na meia-final perante o russo Khasan Khalmurzaev, nº3 do ranking mundial, ao somar a sua 3ª penalização. Na luta pelo Bronze, o atleta português enfrentou o nº4 do mundo, Alan Khubetsov da Rússia. O combate foi equilibrado e decidido apenas em ‘ponto de ouro’, com o russo a conseguir o ‘wazari’. Com este resultado, Anri Egutidze termina no 5º lugar.
Na categoria -73 kg,Jorge Fernandes estreou-secom umavitória perante o iraniano Mohammad Mohammadi, com uma ‘wazari’ marcado em período de ‘ponto de ouro’. No seu segundo combate, ultrapassou o grego Georgios Azoidis com um ‘ippon’ aos 43 segundos. Nos quartos-de-final, encontrou o japonês Soichi Hashimoto, atual Campeão do Mundo e nº1 do ranking mundial. O combate revelou-se equilibrado, chegando ao fim dos 4 minutos regulamentares sem alteração no marcador. Em período de ‘ponto de ouro’, o Judoca Luso somou a terceira penalização, perdendo o combate. Na repescagem não conseguiu superar o chinês Daga Qing, terminando a sua prestação num honroso7º lugar.
Recordamos que no primeiro dia da prova, Catarina Costa,Joana Ramos eSergiu Oleinic alcançaram a 9ª posição.
Durante os 3 dias de competição, vão passar pelos tatamis chineses 361 Atletas (197 masculinos e 164 femininas) em representação de 46 países. O evento marca o início da Qualificação Olímpica, representando a primeira oportunidade para os Atletas arrecadarem pontos rumo a Tóquio 2020.
Portugal está presente com 8 Atletas: Joana Diogo (-48 kg), Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg) que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo eGo Tsunoda.
O Grand Prix Hohhot 2018 termina este domingo. Yahima Ramirez (-78 kg), a única Atleta Lusa em prova, fecha a participação portuguesa. Os combates iniciam-se às 10h00 locais (-7h00 em Portugal Continental).