19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EDP Meia Maratona de Lisboa e Vodafone 10k criam moldura humana de 32.000 pessoas

A Conferência de Imprensa do Maratona Clube de Portugal (MCP) decorreu esta manhã, revelando os últimos detalhes da EDP Meia Maratona de Lisboa e das provas integradas no programa do fim de semana. Com inscrições esgotadas desde outubro, o evento reafirma o seu prestígio global e a forte procura que gera entre atletas de todo o mundo. Este ano terá ainda o aliciante extra para os melhores atletas nacionais, já que será palco Campeonato Nacional de Meia Maratona.

 

A edição de 2025 atinge um número recorde de participantes, com 20.000 inscritos na meia-maratona, dos quais 13.000 são estrangeiros, representando 120 países. Na Vodafone 10K, entre os 12.000 participantes, mais de 2.000 vêm do estrangeiro. No top 5 de nacionalidades, destacam-se Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha.

 

Outro dado que confirma a crescente diversidade do evento é a forte participação feminina: 41% dos inscritos são mulheres, um aumento significativo face aos 35% do ano passado.

 

Tal como noutros anos, há um bónus de 100 mil euros para a obtenção de novos recordes mundiais - tanto para homens como para mulheres – e o Maratona Clube de Portugal garantiu uma vez mais uma fortíssima presença de elite para tentar o ataque às atuais marcas: 56:42 (Jacob Kiplimo, 2025) e 1:02:52 (Letesenbet Gidey, 2021).

Para lá da anunciada presença de Ruth Chepng'etich - a recordista mundial da maratona -, o MCP revela agora os restantes nomes da elite da EDP Meia Maratona de Lisboa, com inúmeros pontos de destaque. Nas senhoras, além de Chepng'etich destacam-se ainda outras 2 atletas, uma delas com máximo pessoal abaixo do recorde do percurso (os 1:05:30 de Almaz Ayana): a etíope Tsigie Gebreselama (1:05:14). E há ainda a destacar a 'eterna' Vivian Cheruiyot, quatro vezes medalhada olímpica, que aos 41 anos volta a Lisboa em grande forma, depois de ter sido 3.ª nas maratonas de Paris e Nova Iorque no ano passado.

 

No masculino, há quatro atletas com recordes abaixo da hora, incluindo o recordista português Samuel Barata, que será um dos que estará em Lisboa para lutar pelo título nacional da meia maratona. Rui Pinto e Miguel Borges, que recentemente fizeram recordes pessoais na distância, também estarão presentes, tal como todos os outros grandes nomes do pelotão nacional. O mesmo se verifica nas senhoras, com a olímpica Susana Godinho e Salomé Rocha na elite.

 

Carlos Moia, presidente do MCP, destaca a ambição contínua da organização:

"Teremos mais uma edição histórica, reunindo a elite do atletismo mundial em Lisboa. Batemos o recorde de inscritos e fechámos as inscrições em tempo recorde! Lisboa é hoje um destino de excelência para turistas e desportistas, e as nossas provas refletem essa realidade. Continuamos com o espírito de conquistar e reconquistar. A nossa meia maratona será sempre candidata a novos recordes do mundo, e isso motiva-nos a trabalhar com os melhores — os melhores atletas, patrocinadores e parceiros em todas as áreas."

 

Ruth Chepng'etich (recordista mundial da maratona - recorde pessoal na 'meia' de 1:04:02)

"Estou feliz e entusiasmada por estar aqui. Quero correr uma boa prova e ver se consigo melhorar o meu recorde pessoal. Esta prova surge na preparação para a Maratona de Londres, por isso espero um bom resultado, para ver em que estado de forma estou e quanto posso correr em Londres"

 

Matthew Kimeli (atleta com melhor recorde pessoal do pelotão masculino - 58:43)

"A minha expectativa é correr bem. E ver se consigo melhorar o meu recorde pessoal"

 

Susana Santos (recorde pessoal: 1:10:47)

"Queria agradecer ao Maratona Clube de Portugal por permitir-me a correr esta que é uma das mais rápidas meias maratonas do Mundo. O objetivo para domingo é ser campeã nacional, mas também fazer uma boa marca, porque esta meia maratona também serve de preparação para o Campeonato da Europa de estrada, que vai realizar-se em abril"

 

Samuel Barata (recordista nacional da meia maratona - 59:40)

"Quero agradecer aos organizadores por estar aqui presente nesta meia maratona. Já não participo desde 2018. Estou muito satisfeito por voltar cá para tentar correr ​rápido. Estive três semanas em estágio no Quénia. Tenho dois objetivos importantes e um deles é a Meia Maratona de Lisboa. Treinei bem nessas últimas semanas com o objetivo de chegar aqui num estado de forma competitivo, sabendo também que no campeonato nacional o objetivo é tentar ganhar este título. Relativamente à prova em si, é muito rápida, é das provas mais maravilhosas do Mundo. Traz sempre dos melhores atletas do mundo. Nestes últimos anos consegui evoluir bastante e consegui fazer marcas muito próximo desses melhores do mundo. Fiz o meu trabalho de casa, estudei para o exame, ainda tenho mais dois dias para rever umas coisitas e vamos chegar ao exame no domingo de manhã. Espero que o exame corra bem!".

 

Lisboa prepara-se para um fim de semana inesquecível, onde a velocidade, a emoção e a superação estarão em destaque.

Circuito SuperHalfs

A EDP Meia Maratona de Lisboa foi co-fundadora do circuito internacional SUPERHALFS, em 2019. Esta série composta pelas seis mais prestigiadas meias maratonas da Europa, colocou Lisboa ao nível das meias maratonas de Berlim, Praga, Valência, Copenhaga e Cardiff.

 

Programa Oficial

Quinta, Sexta e Sábado, 6, 7 e 8 de março de 2025

SEASIDE SportExpo | MEO Arena | 10:00h-20:00h

 

Sábado, 8 de março de 2025

09:30h - Hyundai 7k

11:00h - Mimosa Passeio da Família

16:00h - EDP New Generation 

 

Domingo, 9 de março de 2025

09:30h (novo horário) - EDP Meia Maratona de Lisboa

10:05h (novo horário) - Vodafone 10K

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de abril de 2025 – 19:30:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...