>
A Conferência de Imprensa do Maratona Clube de Portugal (MCP) decorreu esta manhã, revelando os últimos detalhes da EDP Meia Maratona de Lisboa e das provas integradas no programa do fim de semana. Com inscrições esgotadas desde outubro, o evento reafirma o seu prestígio global e a forte procura que gera entre atletas de todo o mundo. Este ano terá ainda o aliciante extra para os melhores atletas nacionais, já que será palco Campeonato Nacional de Meia Maratona.
A edição de 2025 atinge um número recorde de participantes, com 20.000 inscritos na meia-maratona, dos quais 13.000 são estrangeiros, representando 120 países. Na Vodafone 10K, entre os 12.000 participantes, mais de 2.000 vêm do estrangeiro. No top 5 de nacionalidades, destacam-se Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha.
Outro dado que confirma a crescente diversidade do evento é a forte participação feminina: 41% dos inscritos são mulheres, um aumento significativo face aos 35% do ano passado.
Tal como noutros anos, há um bónus de 100 mil euros para a obtenção de novos recordes mundiais - tanto para homens como para mulheres – e o Maratona Clube de Portugal garantiu uma vez mais uma fortíssima presença de elite para tentar o ataque às atuais marcas: 56:42 (Jacob Kiplimo, 2025) e 1:02:52 (Letesenbet Gidey, 2021).
Para lá da anunciada presença de Ruth Chepng'etich - a recordista mundial da maratona -, o MCP revela agora os restantes nomes da elite da EDP Meia Maratona de Lisboa, com inúmeros pontos de destaque. Nas senhoras, além de Chepng'etich destacam-se ainda outras 2 atletas, uma delas com máximo pessoal abaixo do recorde do percurso (os 1:05:30 de Almaz Ayana): a etíope Tsigie Gebreselama (1:05:14). E há ainda a destacar a 'eterna' Vivian Cheruiyot, quatro vezes medalhada olímpica, que aos 41 anos volta a Lisboa em grande forma, depois de ter sido 3.ª nas maratonas de Paris e Nova Iorque no ano passado.
No masculino, há quatro atletas com recordes abaixo da hora, incluindo o recordista português Samuel Barata, que será um dos que estará em Lisboa para lutar pelo título nacional da meia maratona. Rui Pinto e Miguel Borges, que recentemente fizeram recordes pessoais na distância, também estarão presentes, tal como todos os outros grandes nomes do pelotão nacional. O mesmo se verifica nas senhoras, com a olímpica Susana Godinho e Salomé Rocha na elite.
Carlos Moia, presidente do MCP, destaca a ambição contínua da organização:
"Teremos mais uma edição histórica, reunindo a elite do atletismo mundial em Lisboa. Batemos o recorde de inscritos e fechámos as inscrições em tempo recorde! Lisboa é hoje um destino de excelência para turistas e desportistas, e as nossas provas refletem essa realidade. Continuamos com o espírito de conquistar e reconquistar. A nossa meia maratona será sempre candidata a novos recordes do mundo, e isso motiva-nos a trabalhar com os melhores — os melhores atletas, patrocinadores e parceiros em todas as áreas."
Ruth Chepng'etich (recordista mundial da maratona - recorde pessoal na 'meia' de 1:04:02)
"Estou feliz e entusiasmada por estar aqui. Quero correr uma boa prova e ver se consigo melhorar o meu recorde pessoal. Esta prova surge na preparação para a Maratona de Londres, por isso espero um bom resultado, para ver em que estado de forma estou e quanto posso correr em Londres"
Matthew Kimeli (atleta com melhor recorde pessoal do pelotão masculino - 58:43)
"A minha expectativa é correr bem. E ver se consigo melhorar o meu recorde pessoal"
Susana Santos (recorde pessoal: 1:10:47)
"Queria agradecer ao Maratona Clube de Portugal por permitir-me a correr esta que é uma das mais rápidas meias maratonas do Mundo. O objetivo para domingo é ser campeã nacional, mas também fazer uma boa marca, porque esta meia maratona também serve de preparação para o Campeonato da Europa de estrada, que vai realizar-se em abril"
Samuel Barata (recordista nacional da meia maratona - 59:40)
"Quero agradecer aos organizadores por estar aqui presente nesta meia maratona. Já não participo desde 2018. Estou muito satisfeito por voltar cá para tentar correr rápido. Estive três semanas em estágio no Quénia. Tenho dois objetivos importantes e um deles é a Meia Maratona de Lisboa. Treinei bem nessas últimas semanas com o objetivo de chegar aqui num estado de forma competitivo, sabendo também que no campeonato nacional o objetivo é tentar ganhar este título. Relativamente à prova em si, é muito rápida, é das provas mais maravilhosas do Mundo. Traz sempre dos melhores atletas do mundo. Nestes últimos anos consegui evoluir bastante e consegui fazer marcas muito próximo desses melhores do mundo. Fiz o meu trabalho de casa, estudei para o exame, ainda tenho mais dois dias para rever umas coisitas e vamos chegar ao exame no domingo de manhã. Espero que o exame corra bem!".
Lisboa prepara-se para um fim de semana inesquecível, onde a velocidade, a emoção e a superação estarão em destaque.
Circuito SuperHalfs
A EDP Meia Maratona de Lisboa foi co-fundadora do circuito internacional SUPERHALFS, em 2019. Esta série composta pelas seis mais prestigiadas meias maratonas da Europa, colocou Lisboa ao nível das meias maratonas de Berlim, Praga, Valência, Copenhaga e Cardiff.
Programa Oficial
Quinta, Sexta e Sábado, 6, 7 e 8 de março de 2025
SEASIDE SportExpo | MEO Arena | 10:00h-20:00h
Sábado, 8 de março de 2025
09:30h - Hyundai 7k
11:00h - Mimosa Passeio da Família
16:00h - EDP New Generation
Domingo, 9 de março de 2025
09:30h (novo horário) - EDP Meia Maratona de Lisboa
10:05h (novo horário) - Vodafone 10K