A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou na tarde de hoje, de 1 de janeiro, um resgate médico de um homem que apresentava uma lesão num pé e que se encontrava a bordo do navio de mercante APL LION CITY.
O navio APL LION CITY, que se encontrava a navegar a 100 milhas náuticas, o equivalente a 185 km, a noroeste do Cabo Raso, informou que o homem de 36 anos, de nacionalidade chinesa, apresentava uma rotura no tendão de Aquiles do pé esquerdo. Após avaliação pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM foi determinado o resgate médico urgente.
O resgate ocorreu em estreita coordenação com o Capitão do Porto de Cascais que, para o efeito, empenhou a Lancha do Instituto de Socorros a Náufragos "Rainha Dona Amélia".
A embarcação salva-vidas chegou a Cascais pelas 17h30, tendo sido o paciente encaminhado, seguidamente, para unidade hospitalar.
A Marinha, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.