>
A Race Village da Volvo Ocean Race Lisboa irá contar com uma central de segurança permanente e videovigilância reforçada que irá monitorizar de forma permanente todas as atividades no recinto com capacidade para 30 mil pessoas.
A Central de Segurança irá monitorizar todo o recinto através de um inovador sistema de videovigilância de reconhecimento facial, com capacidade 360º graus, nos 45.000m2 de área disponível para o público. Além disso, irá também coordenar toda a equipa de profissionais da ARKO, empresa de segurança parceira do evento.
A Race Village irá contar com um Centro de Operações que acompanhará permanentemente todas as atividades e movimentos no recinto e que será composto por elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública – Divisão de Lisboa, Divisão de Oeiras e Comando Central – Capitania do Porto de Lisboa, Polícia Marítima, Luz Saúde, ARKO e elementos da Urban Wind (empresa responsável pela organização do evento).
Estas entidades estarão a monitorizar qualquer alerta, enviado através das equipas de terreno da ARKO, equipas essas que serão reforçadas durante os concertos que terão início pelas 22:00, aproximadamente. Está também previsto um reforço de segurança e fiscalização permanente à entrada da marina onde estarão as embarcações oficiais da Volvo Ocean Race.
Na entrada do recinto estará uma Unidade Móvel da PSP e da Polícia Marítima que irá funcionar como uma esquadra do recinto e balcão de atendimento onde o público se poderá dirigir em caso de alguma emergência. Também na entrada do recinto estará o Posto Médico e Ambulância, da responsabilidade da Luz Saúde, parceiro de saúde da Volvo Ocean Race Lisboa que irá assegurar o bem-estar dos atletas e do público em terra e no mar.
A Câmara Municipal de Lisboa terá também uma equipa permanente de fiscalização e licenciamento que irá garantir a segurança de todos os equipamentos no recinto.
Como chegar à Volvo Ocean Race Lisboa?
A organização da Volvo Ocean Race Lisboa aconselha os visitantes a chegar até à Race Village via transportes públicos, nomeadamente através da CP, linha de Cascais, saindo na estação de Algés e passando pelo acesso pedonal subterrâneo para o lado Rio.
A entrada no recinto será feita por uma única entrada na Avenida Doutor Alfredo Magalhães Ramalho, junto à rotunda do IC 17 – CRIL.
Para quem deseja deslocar-se em viaturas próprias, o acesso mais indicado será via viaduto do IC 17 – CRIL e estacionar no parque de estacionamento gratuito da Volvo Ocean Race construído para o efeito no Passeio Marítimo de Algés com capacidade para 1000 lugares.
O estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida será feito mesmo na entrada do recinto na Avenida Doutor Alfredo Magalhães.
A partir de dia 24 de maio, o estacionamento estará condicionado na Avenida Brasília, entre a Fundação Champalimaud e a rotunda da IC 17 - CRIL.
Na capital portuguesa, está tudo a postos para receber as equipas, os barcos e os milhares de visitantes esperados na Doca de Pedrouços, em Algés, entre os próximos dias 25 de maio e 7 de junho.
Durante 14 dias, os portugueses terão à sua disposição mais de 50 artistas, entre eles, Carminho, Miguel Araújo, Capitão Fausto, Carlão, Frankie Chavez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, Ala dos Namorados, Mikkel Solnado, Sara Tavares e Ana Free. Além da música, a Race Village da Volvo Ocean Race oferece ainda uma série de atividades ligadas à cultura, à vela e ao desporto, totalmente gratuitas e pensadas para animar os visitantes durante estes dias de celebração da cidade e dos mares.