>
Carminho, Miguel Araújo, Capitão Fausto, Carlão, Frankie Chavez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, Ala dos Namorados, Mikkel Solnado, Sara Tavares e Ana Free são alguns dos nomes que irão marcar presença no Palco Volvo Ocean Race
A organização da Volvo Ocean Race – Lisboa 2015 apresentou hoje o cartaz completo para os 14 dias de duração do stopover de Lisboa, a decorrer de 25 de maio a 7 de junho, na Doca de Pedrouços, em Algés. Carminho, Miguel Araújo, Capitão Fausto, Carlão, Frankie Chavez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, Ala dos Namorados, Mikkel Solnado, Sara Tavares e Ana Free são alguns dos nomes anunciados por João Gil, Diretor Artístico do Palco Volvo Ocean Race.
A 17 dias da abertura da Race Village, a organização divulgou ainda as infraestruturas e todos os espaços que irão acolher os milhares de visitantes e proporcionar momentos inesquecíveis, aliando o melhor do desporto náutico nacional e mundial, aos melhores nomes da música portuguesa. Com abertura às 10h30 e encerramento às 24h00 (horário alargado nos fins de semana), a Volvo Ocean Race – Lisboa promete ser uma experiência a não perder.
A maior regata à volta do mundo e um dos três maiores eventos náuticos mundiais chega a Portugal, com concertos diários e inúmeras atividades, passatempos e atrações, totalmente gratuitos. Um evento dos 8 aos 80 anos, em terra e no rio, que convida qualquer um a conviver e conhecer os velejadores e as equipas, e os seus respetivos barcos.
“A Volvo Ocean Race – Lisboa 2015 vai apresentar mais de 50 artistas portugueses, entre bandas, DJs e bailarinos, que irão presentear o público português e todos os milhares de visitantes estrangeiros com espetáculos emocionantes e verdadeiramente inesquecíveis. Procurámos desenhar um cartaz exclusivamente português, que apresente ao mundo o que de melhor se faz em Portugal e que vá ao encontro dos mais variados gostos musicais e idades”, adiantou João Gil, Diretor Artístico do Palco da Volvo Ocean Race.
José Pedro Amaral, responsável pela organização do evento, garante que a edição de 2014/2015 “Queremos que este seja o melhor stopover da história da Volvo Ocean Race pois não há volta ao mundo sem passar por Lisboa. Este stopover vai reconfirmar Lisboa como um dos melhores palcos mundiais da vela, promovendo não só o turismo, mas também a economia e a cultura portuguesas”.
A passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa em 2015 representa um investimento conjunto de cerca de 4 milhões de euros da Urban Wind, empresa responsável pela organização do evento, da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa. Para este evento são esperados cerca de 500 mil visitantes, nacionais e internacionais. O impacto económico da edição de 2012 foi de mais de 30 milhões de euros.
Visão Geral da Race Village - 45.000m2 de recinto e atrações
Durante 14 dias de stopover em Lisboa, os portugueses terão à sua disposição 45.000m2 de recinto onde terão a oportunidade de conhecer os velejadores das sete equipas e os respetivos barcos, para além de poderem assistir, de forma totalmente gratuita, aos concertos diários ou ainda visitar as diferentes exposições, feiras e atividades.
Subordinada ao tema “mar”, a Race Village foi desenhada pela Feeders, empresa nacional de arquitetura, design e engenharia, responsável pela construção do recinto que conta com um total de 90.000m2 de área (45.000m2 de acesso ao público).
Ricardo Fulgêncio, Race Village Manager da Volvo Ocean Race – Lisboa, assegura que “toda a equipa tem sido incansável para fazer de Lisboa o melhor stopover da história da Volvo Ocean Race. Estamos focados em todos os detalhes — desde a decoração, às casas de banho, ao cenário do palco, aos camarotes, passando pelas inúmeras animações que irão entreter o público”.
Palco Volvo Ocean Race
Os concertos começam sempre ao cair da noite. No dia 25 de maio, a abertura ficará a cargo da Banda da Armada que inaugura o cartaz deste evento dedicado ao mar. Blasted Mechanism encerram o palco, no dia 6 de junho, às 23h00.
Descrição do palco:
Alinhamento do Palco Volvo Ocean Race
Banda da Armada – 25 de maio/22h
Têm mais de 500 anos de existência, mas só em 1740 se formaram como Banda da Armada da Marinha Portuguesa. Atualmente, têm grande visibilidade nacional e internacional, e são convidados para sucessivas actuações ao vivo. Da Banda da Armada nascem vários compositores de mérito e alguns dos melhores instrumentistas portugueses.
Kumpania Algazarra – 24 e 25 de maio
Kumpania Algazarra é uma banda de música folk, com inspiração nas músicas cigana, ska e dos balcãs. Oriundos de Sintra, formaram-se em 2004 e caracterizam-se como verdadeiros saltimbancos.
Prana – 26 de maio/20h
Os Prana são uma banda de S. João da Madeira que surgiu nas noites de verão passadas num jardim com amigos. Em 2008, lançaram o seu primeiro álbum “Trapo Trapézio”. Tocaram na Portugália, foram disco Antena 3 e pisaram também os palcos das Queimas do Porto, Coimbra, Aveiro, entre outros. Em 2013, lançaram o segundo álbum “O Amor e Outros Azares”, que fala do lado sombrio do amor.
Frankie Chávez – 26 de maio/21h30
Frankie Chávez é um músico português, que conjuga a sua música com diferentes tipos de sonoridades, dentro das categorias Blues/Folk/Roots. A sua música reflete as influências musicais que ficam das suas viagens. Inspira-se Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder, o que torna difícil encontrar um único termo para definir o seu estilo. Toca sozinho em formato de "one man band". Em 2011 editou o álbum "Family Tree", e em 2014 lançou o "Heart and Spine".
Banda Os Cantores Improváveis – 27 de maio/20h30
“Os Cantores Improváveis” são uma banda irreverente, formada por produtores que odeiam músicos e alguns músicos que odeiam produtores. O reportório é recheado de adaptações excêntricas dos melhores clássicos do rock e do soul. A banda também faz as suas próprias composições que integram géneros como black music, mpb, rock e jingles, na área da publicidade. O objetivo da banda é mudar os conceitos musicais, abalando a indústria do entretenimento, enquanto se divertem a si próprios e ao público.
Ala dos Namorados c/ João Gil– 27 de maio/21h30
Ala dos Namorados é uma banda portuguesa criada em 1992 por João Gil (Diretor Artístico do Palco Volvo Ocean Race), Manuel Paulo, João Monge e, posteriormente José Moz Carrapa e Nuno Guerreiro. O último álbum, “Razão de Ser”, foi lançado em 2013, com a participação especial de António Zambujo e Jorge Palma.
Brass Wires Ochestra - 28 de maio/20h
Banda indie e folk com influências de Beirut e Mumford & Son, os Brass Wires Orchestra nasceram em setembro de 2011. Fruto de uma amizade forte e de uma paixão comum pela música, Miguel da Bernarda, Hugo Medeiros, Afonso Lagarto, Rui Gil, Luís Grade Ferreira, Zé Valério, Nuno Faria e Zé Guilherme Vasconcelos começaram a trabalhar com ‘covers’. Em 2014 lançaram o seu primeiro álbum de originais, “Cornerstone”, masterizado por Frank Arkwright nos Abbey Road Studios, em Londres.
Capitão Fausto – 28 de maio/21h30
Os Capitão Fausto são uma banda formada por cinco estudantes lisboetas em 2009. Amigos de infância e apaixonados pela música, Manuel Palha, Domingos Coimbra, Francisco Ferreira, Tomás Wallenstein e Salvador Seabra lançaram o primeiro albúm, “Gazeta” em 2011. Inspiram-se em bandas internacionais como os Tame Impala, sem deixar de lado a boa música portuguesa de José Cid, Ornatos Violeta, Peixe:Avião e Doismileoito.
Custódio Castelo Trio c/ Rão Kyao – 29 de maio/20h
Custódio Castelo, natural de Almeirim, é um músico e compositor português, apaixonado por fado e por música tradicional portuguesa. Com Amália Rodrigues como sua maior inspiração, começou a compôr aos 18 anos e aos 20 gravou o seu primeiro albúm. Em 2010 recebeu o prémio Amália Rodrigues para Melhor Instrumentista de Fado. Custódio vai tocar com o músico e compositor Rão Kyao, reconhecido intérprete de flauta de bambu e saxofone.
Carminho – 29 de maio/21h00
A fadista portuguesa Carminho decidiu aos 22 anos apostar numa carreira musical depois de uma viagem de 11 meses pelo mundo. Desde então já conseguiu grandes conquistas. Em 2005 recebeu o prémio Amália, na categoria de Revelação Feminina e em 2008 foi convidada especial na comemoração dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico. Já colaborou com João Gil e também Pablo Alborán. O seu último álbum lançado em 2014 inclui um dueto com a brasileira Marisa Monte.
Vencedor do concurso Making Waves – 30 de maio/20h
Making Waves é um concurso internacional da Volvo Ocean Race para jovens talentos da arte. Podem participar residentes no Portugal de 18 a 35 anos. A regra número um é ter criatividade e originalidade nas áreas de pintura, fotografia e arte digital. Mais informação a anunciar em breve.
Miguel Araújo – 30 de maio/21h
Da famosa banda “Os Azeitonas” chega o versátil Miguel Araújo. Criador, cantor e compositor estreou o seu primeiro álbum a solo, “Cinco dias e meio”, em 2012, que entrou no Top 3 das vendas em Portugal com o single "Os Maridos das Outras”. Como compositor, escreveu ainda letras para António Zambujo, "O Que é Feito Dela", e Ana Moura, "E Tu Gostavas de Mim".
Rui Unas ft. DJ Van Breda – 31 de maio/21h
Rui Unas é ator, apresentador, produtor, autor de vários programas de televisão. Conhecido pelo seu irreverente humor, Rui Unas já lançou várias músicas satíricas a solo e com Carolina Torres, integradas no género de kizomba.
Carolina Torres DJ Set – 31 de maio/23h
Carolina Torres foi concorrente da 3.ª edição do programa Ídolos, terminando o concurso em 6.º lugar. Depois de sair da competição, Carolina foi convidada pela SIC para apresentar o programa Curto Circuito, onde trabalha diariamente desde 2010. Para além de cantora, Carolina também tem sido convidada para festivais e eventos nacionais como DJ.
For Pete Sake – 1 de junho/20h
For Pete Sake é uma banda fundada em 2012, composta por seis jovens lisboetas, dedicados ao Rock, Folk, Pop e Indie. Influenciados por grandes grupos musicais como os The Beatles, Pink Floyd, Arcade Fire e Simon and Garfunkel, a banda prepara-se para lançar o seu primeiro albúm de originais em 2015. Passaram já por festivais como o Rock in Rio, Nos Alive, Super Bock Super Rock e Fusing.
Carlão – 1 de junho/22h
Carlos Nobre , conhecido por Carlão ou Pacman, ganhou notoriedade como vocalista da banda Da Weasel. Hoje canta a solo e integra o projecto musical "O Algodão Não Engana". Como referências musicais aponta Michael Jackson, Led Zeppelin e Prince, apesar de assumir um estilo muito próprio e diferente.
Ana Free - 2 de junho/20h
Ana Free já teve vários singles no Top 5, incluindo um número 1, em Portugal. Iniciou a sua carreira na música através da partilha de vídeos no YouTube, onde reuniu mais de 29 milhões de visualizações. Em 2009, Ana gravou o seu primeiro single "Radian" em Londres e em 2010 já estava a atuar em Miami e Nova Iorque. Ainda nesse ano fez a abertura dos concertos de James Morrison, no verão, e mais tarde, para Shakira.
Mikkel Sonaldo – 2 de junho/21h
Nascido na Dinamarca, Mikkel é um intérprete que toca guitarra e escreve letras de amor. No início do seu percurso musical, fez parte de algumas bandas de rock e death metal. No entanto, dedicou-se, essencialmente, à produção musical de jingles e publicidade. O tema “We Can Do Anything”, criado para o anúncio de uma marca de automóveis, foi o ponto de viragem da sua carreira. O êxito da canção fê-lo enveredar numa carreira como cantor.
Banda B.leza – 3 de junho/21h
Os ritmos quentes de uma das maiores e mais antigas casas de dança de Lisboa prometem animar a noite no palco da Volvo Ocean Race. Uma noite dedicada às mornas, quizombas, kuduro e outros ritmos de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil.
Sara Tavares – 3 junho/22h30
Cantora e compositora portuguesa com ascendência cabo-verdiana. A sua primeira aparição na música foi no concurso Chuva de Estrelas (1993/1994), que a lançou para a edição do seu primeiro albúm, em 1996. Nesse mesmo ano gravou a canção "Longe do Mundo" para o filme ‘O Corcunda de Notre-Dame’, destacada pela Disney como a melhor versão da música. Em 2005, lançou o CD "Balancê", que ganhou Disco de Ouro. O seu último albúm, “Xinti” foi lançado em 2009.
Souls of Fire– 4 de junho/20h
Grupo de reggae nacional com 15 anos de existência. Com três álbuns editados, ‘Comunicar’ em 2006, ‘Subentender’ em 2009 e ‘Pontas Soltas’ em 2012, Souls of Fire são uma das bandas mais populares e requisitadas do país. As letras das suas músicas inspiram-se nos problemas da sociedade, apelando à verdade e à solidariedade humana. Para 2015, a banda prevê lançar o 4º álbum de originais.
Bezegol com convidado especial – 4 de junho/22h
MC, DJ e produtor português, Bezegol é um dos fundadores da Red Tower Clan, e dos projectos musicais Funkativity Team e Dope Device MC’s. Em 2012, viu o seu nome escrito na história da música portuguesa, ao ter sido o artista escolhido pela Gumalaka para protagonizar o lançamento do primeiro vinil de sete polegadas de reggae em Portugal. Mas não se distingue só pelo reggae, também já foi DJ de bandas de rap. Hoje em dia, o seu nome é associado ao reggae pois escreve letras que se encaixam melhor no género.
Zé Pedro DJ Set – 5 de junho/21h30
Zé Pedro é conhecido por ser um dos guitarristas de uma das maiores bandas de rock em Portugal, Xutos & Pontapés. Eterno “rockeiro”, começou a interessar-se pelo trabalho como DJ já há uns anos, tendo sido já convidado a fazer sessões por todo o país. No seu repertório integra temas de rock e também algumas das novas tendências musicais.
The Legendary Tigerman DJ Set – 5 de junho/23h
The Legendary Tigerman é o nome artístico de Paulo Furtado. De estilo singular, este one-man-band toca guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco, através da utlização de vários microfones para efeitos, pedais de percurssão e instrumentação eletrónica. Já tem cinco álbuns editados a solo, para além de ser também o vocalista e principal compositor da banda Wraygunn. Na Volvo Ocean Race atuará enquanto DJ.
Blasted Mechanism – 6 de junho/23h
Blasted Mechanism são uma banda portuguesa de rock alternativo, nascida em 1995. Embora centrada no rock, a sua música recorre a vários elementos electrónicos. Caracterizam-se pela excentricidade e por um estilo musical que invoca elementos tradicionais de vários países. Os Blasted Mechanism são também conhecidos por inventarem e construírem novos instrumentos, como a Kalachakra e o Bambuleco, inspirados na cultura oriental.
Atividades e atrações
A Volvo Ocean Race – Lisboa 2015 conta ainda com inúmeras atividades e diversões para todos os visitantes que irão animar os 14 dias de stopover:
Alimentação
Food court com restaurantes e food trucks para todos os gostos. Padeiro, Damar, Sabor Serrano, Bifanas de Torres Vedras, Bolas da Praia, Tudo ao Molho, Mr.Pig, Psicológico, Primor, são alguns dos espaços de restauração confirmados.
Área Corporate:
A Área Corporate é um espaço exclusivo com 36 camarotes (para 10 pessoas cada) dispostos num dos pontões da Doca dos Pedrouços e uma das poucas zonas de acesso restrito dentro da zona pública do recinto. Com capacidade para receber 1500 pessoas por dia, a Área Corporate tem uma vista privilegiada sobre o rio Tejo e o campo de regatas da Volvo Ocean Race, sendo destinado a grupos e empresas que requeiram uma área reservada. Este espaço restrito está em funcionamento durante todo o dia (de manhã até ao final da tarde) e incorpora um restaurante com capacidade para 800 lugares. As refeições são da responsabilidade da Bholding e bebidas serão providenciadas pela Adega Monte da Ravasqueira e Pernod Ricard.
Descrição:
Portuguese Market
Espaço localizado logo à entrada da Race Village e que vai reunir 36 expositores de produtos nacionais. Com um total de 700m2, o Portuguese Market é uma montra de produtos nacionais gourmet e de artesanato, essencial num evento onde é esperado um elevado número de turistas de todo o mundo. Cantinho Regional da Serra da Estrela, Terrius e Bisaro são apenas alguns dos expositores presentes neste mercado.
Sala de Imprensa
Espaço dedicado em exclusivo para jornalistas acreditados, aberto das 09h00 às 19h00 – flexibilidade nos horários conforme as necessidades do evento;
Segurança
Forças de intervenção no recinto: Polícia de Segurança Pública, ARKO – empresa privada de segurança parceira da Volvo Ocean Race – e Proteção Civil.
Saúde
Higiene
Mobilidade Condicionada
Produtos Oficiais Volvo Ocean Race
Horários de abertura e encerramento da Race Village ao público