>
Decorreu ontem o primeiro dia de qualificações da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão.
Portugal esteve representado pelas ginastas Laura Sales e Tânia Domingues, que realizaram provas em dois aparelhos.
Pela primeira vez em 6 edições em Portimão, Portugal garante a presença numa final por mérito próprio, através de Laura Sales que alcançou a final de Bola com 14.650 pontos.
Tânia Domingues foi 9ª classificada com 14.500 pontos sendo a primeira reserva para a final deste aparelho, que decorre no domingo.
Em Arco, Laura foi ainda 9ª classificada com 14.850 pontos e é primeira reserva para a final, enquanto que Tânia foi 12ª com 14.450 pontos.
Em All-Around, Laura ocupa de momento, após dois aparelhos, a 8ª posição da tabela classificativa com 29.500 pontos e Tânia encontra-se no 11º lugar com um total de 28. 950 pontos.
Este primeiro dia de qualificações na vertente Individual foi liderado pela Rússia e pelo Israel. Em prova estiveram 18 ginastas em representação de 12 países. Hoje será dia de qualificações nos restantes dois aparelhos (Maças e Fita).
O dia de prova encerrou da melhor forma, com a qualificação de Conjuntos 5 Arcos.
Destaque para Itália que lidera o ranking neste primeiro dia de prova.
Este grupo foi 4º lugar nos JO Rio 2016.
Nesta vertente Portugal recebeu ainda Rússia, 2ª classificada ontem. Este Conjunto conquistou o seu 5º ouro olímpico consecutivo no Rio 2016.
O 3º lugar é ocupado pelos Estados Unidos que surpreendeu, ficando a frente do forte grupo espanhol, que ontem foi 4º classificado. Este Conjunto arrebatou a medalha de prata na última edição dos JO.
Hoje as ginastas realizarão qualificação de Conjuntos 2 Cordas e 3 Bolas.
Fotos: Floriano Morais/FGP.