>
O Selecionador Nacional David Raimundo anunciou os seis escolhidos para representar Portugal e a Federação Portuguesa de Surf no Mundial ISA 2023 (ISA World Surfing Games) que decorre em El Salvador entre os próximos dias 30 de Maio e 7 de Junho.
Frederico Morais (CRC Quinta dos Lombos), Guilherme Fonseca (Ass. Sealand) e Guilherme Ribeiro (ASCC) mais Francisca Veselko (CRC Quinta dos Lombos), Teresa Bonvalot (Sporting CP) e Yolanda Hopkins (CN Portimão) são os escolhidos.
Esta competição apura os melhores surfistas de Europa, África, Ásia e Oceania, sendo que a América tem os Jogos Pan-Americanos para definir as suas vagas (uma vaga masculina e uma feminina por cada continente), para os Jogos Olímpicos do próximo ano, com Portugal a lutar para somar mais duas presenças a juntar à de Teresa Bonvalot, que já garantiu um lugar no “line up” olímpico através do Mundial da World Surf League (WSL).
David Raimundo afirma: “El Salvador vai ser a penúltima oportunidade de qualificar atletas para os jogos olímpicos de Paris. Já temos a presença de Portugal garantida com a qualificação da Teresa Bonvalot, pelo que o principal objetivo é agora qualificar mais dois surfistas, um masculino e um feminino. Temos uma equipa forte, coesa e experiente, o que nos deixa confiantes numa boa prestação.”
O presidente da FPS e líder da comitiva nacional, João Aranha encara a campanha em El Salvador com otimismo: “Estou confiante nas escolhas do Selecionador. Conheço bem todos estes surfistas há vários anos e sei do seu valor e vontade de vencer por Portugal e o desejo de estarem presentes nos Jogos Olímpicos. Temos mais oportunidades depois deste Mundial mas estamos conscientes da necessidade de capitalizar agora. Pessoalmente, mesmo sabendo que a concorrência é fortíssima, não tenho dúvidas do nosso sucesso.”