18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga MEO Surf: Revelado quadro de competição do Allianz Ribeira Grande Pro

 
Melhores surfistas portugueses estão de volta à ilha de São Miguel para disputar a 4ª etapa da 1ª divisão do surf nacional
Fotos: Cartaz, Jácome Correia e Francisco Benjamim. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)
 
Já foi revelado o quadro de competição do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª etapa da Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf nacional, que define os títulos máximos do surf masculino e feminino, que começa na próxima sexta-feira e decorre até Domingo na praia do Monte Verde, na ilha de São Miguel, nos Açores. 
 
A luta pela licra amarela Go Chill no masculino está renhida e muito emocionante com o pentacampeão nacional, Vasco Ribeiro, no estatuto de líder, seguido de perto pelo atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro. Halley Batista (3º), Afonso Antunes (4º), Tomás Fernandes (5º) e Joaquim Chaves (5º) completam o Top 5 nacional, algo que promete dar que falar no Allianz Ribeira Grande Pro bem como na discussão do título nacional deste ano.
 
Destaques do quadro masculino – Round 1:
Heat 5: Martim Nunes x Gabriel Ribeiro x João Mendonça
Heat 11: Francisco Ordonhas x Guilherme Fonseca x Jéjé Vidal 
Heat 14: Eduardo Fernandes x Tiago Stock x Martim Fortes
 
Do lado feminino, o cenário é também muito renhido com a campeã nacional de 2021 Francisca Veselko, a liderar e assim a competir com a licra amarela Go Chill, mas em igualdade pontual com Gabriela Dinis. Na 3ª posição, mas muito perto das duas primeiras, surge a campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes. Teresa Pereira (4ª) e a campeã nacional de 2018, Camilla Kemp (5ª), completam o top 5 feminino.    
 
Destaques do quadro feminino – Round 1:
Heat 2: Carolina Mendes x Teresa Bonvalot x Mafalda Lopes
Heat 3: Gabriela Dinis x Camila Cardoso x Matilde Pinto
Heat 4: Francisca Veselko x Sofia Matos x Carlota Chaveiro
 
O regresso da Liga MEO Surf aos Açores é motivo de celebração para a comunidade local que, desta forma, tem oportunidade de ver os melhores surfistas nacionais em ação contribuindo para o próprio desenvolvimento e visibilidade do surf açoriano e dos surfistas locais.   
 
Jácome Correia – surfista local, atual 22º classificado da Liga MEO Surf
“É sempre bom surfar em casa, mas não estou preocupado com resultados. Vou desfrutar de estar a surfar diante da família e dos amigos. O ano passado perdi no Round 3 e gostava que o meu melhor resultado deste ano fosse neste campeonato em casa. Em termos de ondas, no primeiro e segundo dia o mar vai estar pequeno, mas no domingo haverá boas ondas. Ter uma etapa da Liga MEO Surf nos Açores é muito importante porque é mais acessível para os surfistas locais do que a prova do circuito mundial de qualificação.”  
 
Francisco Benjamim – surfista local, atual 32º classificado da Liga MEO Surf
“Este é o meu primeiro ano a competir em todas as etapas da Liga MEO Surf. Consegui qualificar-me no início do ano através da prova de qualificação na Caparica e de agora em diante quero competir todos os anos. Os meus objetivos nesta etapa são aproveitar a experiência de surfar em casa, aprender com os melhores surfistas nacionais e evoluir. Esta etapa é muito importante para a comunidade do surf local e também para o desenvolvimento do surf em particular na Ribeira Grande e nos Açores. Todos os atletas gostam de competir em casa e é uma mais-valia.” 
 
O Grupo Jerónimo Martins, na qualidade de parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, reforça a importância que atribui aos oceanos e à preservação da biodiversidade. Para reduzir o consumo de plástico de utilização única, o Pingo Doce lançou em 2022 os Eco Mesh Bags, sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão, produzidos em Portugal que vêm, assim, reforçar a gama existente há cerca de 15 anos de opções reutilizáveis para o transporte de compras.
 
O Allianz Ribeira Grande Pro é, igualmente, a terceira e última etapa da Allianz Triple Crown e é nos Açores que serão coroados os campeões que irão juntar-se à lista com um historial já assinalável. 
 
Historial de vencedores do Allianz Triple Crown (últimos 5 anos):
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko 
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camila Kemp
 
Além disso, os atletas vão poder disputar os prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.
 
Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
 
A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
 
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard. 
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2024 – 20:07:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...