Miss Quebramar Cup eleva o surf feminino na Costa Nova
Cartaz do evento
Nos dias 2 e 3 de Agosto, a praia da Costa Nova, em Ílhavo, vai ser o centro do surf feminino nacional, com a realização da 21.ª edição da Miss Quebramar Cup, onde insere uma competição exclusivamente feminina, que pontua para o ranking nacional feminino, à semelhança da Liga MEO Surf.
O evento irá contar com algumas das mais jovens promessas do surf feminino nacional, que regressam a um local que tem proporcionado boas ondas ao longo dos anos. Entre as participantes estão nomes como Núria Maganinho, Teresa Pereira ou Miriam Julião, três das jovens surfistas em maior evidência no Centro-Norte do país.
Núria Maganinho, atual 6.ª classificada do ranking feminino da Liga MEO Surf
“Adoro este campeonato! Foi aqui que tudo começou para mim. Em 2020, venci o qualifying e esse momento marcou mesmo o início da minha jornada na Liga MEO Surf. Foi um dia muito especial, com amigos na praia, boas ondas e aquela sensação de que estava a dar o primeiro grande passo. A partir daí, a minha motivação cresceu imenso. As expectativas para este ano são bastante positivas. Conheço bem esta praia, já competi aqui várias vezes e tenho boas recordações. Sinto-me confiante e preparada. O mais importante para mim é divertir-me, surfar boas ondas e aproveitar o ambiente incrível que este campeonato tem sempre. Este evento tem uma grande importância para o surf feminino. Ter uma etapa exclusivamente dedicada a nós é sinal de reconhecimento, valorização e evolução. Dá visibilidade ao nosso trabalho, incentiva a competitividade e inspira muitas raparigas mais novas a acreditarem que também podem chegar longe no surf. Voltar aqui é sempre especial – é como regressar às origens, mas com mais experiência, mais maturidade e ainda mais vontade de continuar a crescer.”
Miriam Julião, atual 11.ª classificada do ranking feminino da Liga MEO Surf
“O Miss Quebramar Cup é uma iniciativa fundamental para dar mais visibilidade ao surf feminino em Portugal. Ter um evento exclusivamente dedicado às mulheres mostra que estamos a evoluir na direção correta. Além da competição, é uma forma de inspirar as novas gerações de meninas e reforçar a importância da igualdade no desporto. Estou muito entusiasmada com este campeonato e com boas expectativas.”
Teresa Pereira, atual 15.ª classificada do ranking feminino da Liga MEO Surf e top 3 do Junior Tour 2025
“Tenho as expectativas de alcançar o melhor resultado possível nesta prova e também tentar surfar o meu melhor. O facto de existir um evento exclusivamente feminino é incrível e super importante para o surf feminino português poder evoluir e aumentar a competitividade.”
Heats da 1.ª ronda:
Heat 1: Teresa Pereira x Mafalda Cunha x Vera Burnay x Carolina Sousa Leal
Heat 2: Núria Maganinho x Teresa Quina x Yasmin Neves
Heat 3: Miriam Julião x Mariana Pereira x Francisca Miranda
Vencedoras da Miss Cup desde 2013:
2013: Carina Duarte
2014 e 2015: Teresa Bonvalot
2016 e 2017: Carolina Mendes
2018: Camilla Kemp
2019, 2020 e 2021: Yolanda Hopkins
2022: Carolina Santos
2023: Beatriz Carvalho
2024: Camila Cardoso
O Miss Quebramar Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal. É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.
Nuria Maganinho. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Miriam Julião. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Teresa Pereira. (Créditos: Rodrigo Ramos/MissQuebramarCup)