18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisca Jorge na segunda ronda do Oeiras CETO Open

 
- Inês Murta e Angelina Voloshchuk eliminadas
- Lança e Hamaliy travadas no quadro de pares
A portuguesa Francisca Jorge qualificou-se, na tarde desta quarta-feira, para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Oeiras CETO Open. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e pelo Clube Escola de Ténis de Oeiras com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, este ITF de 60.000 dólares acontece entre os dias 23 e 30 de abril.
 
Única representante lusa a obter entrada direta no quadro principal, a número um nacional e 314.ª classificada no ranking WTA deu a volta à qualifier Oana Gavrila (464.ª) e venceu pelos parciais de 6-7(3), 7-5 e 6-1.
 
A vitória desta quarta-feira foi celebrada às custas da jogadora responsável pela eliminação de Matilde Jorge, a irmã mais nova de Francisca Jorge, na derradeira ronda da fase de qualificação — então com uma reviravolta favorável à romena.
 
Com um leque de soluções maior do que o da adversária, a vimaranense de 23 anos demorou a colocar em evidência essa superioridade e as duas primeiras partidas ficaram marcadas por muitos erros de parte. No entanto, Francisca Jorge foi quase sempre recompensada quando apostou num ténis mais agressivo e, apoiada sobretudo na pancada de direita, conseguiu destacar-se no terceiro set e aproveitar a quebra física de Gavrila para descolar no marcador.
 
“Foi sem dúvida uma primeira ronda de muitos altos e baixos. Não entrei da melhor forma e as condições também estavam difíceis, com a bola a saltar muito, por isso tive de sofrer muito, mas acabei por ser mais lúcida nos momentos importante, principalmente quando servi para fechar no segundo set. Amanhã espero soltar-me mais de início e fazer um encontro melhor, com um jogo mais agressivo”, analisou a tenista portuguesa.
 
Apurada para a segunda ronda de singulares de um ITF de 60.000 dólares pela primeira vez na carreira, Francisca Jorge vai discutir a inédita presença nuns quartos de final desta dimensão com Magali Kempen. A belga ocupa o 196.º lugar na hierarquia mundial e passou pela lucky loser francesa Yasmin Mansouri (482.ª) com 6-1 e 6-4.
Caminho oposto seguiram Inês Murta e Angelina Voloshchuk, travadas na primeira ronda por adversárias mais cotadas.
 
Logo pela manhã, Voloshchuk (de apenas 15 anos e ainda sem ranking WTA) cedeu por 6-3 e 6-1 para a norte-americana Asia Muhammad (32 anos), que para além de ser a 269.ª classificada no ranking de singulares ocupa a 34.ª posição no de pares — variante na qual já conquistou 47 títulos.
 
Num encontro dividido em dois atos, a jovem portuguesa começou por duelar de igual para igual do fundo do court com Muhammad. Mas após uma fase inicial atribulada, com vários erros de parte a parte, a norte-americana reduziu drasticamente os erros e puxou dos galões para passar a criar muitas dificuldades à jovem portuguesa.
 
Já no final da jornada, Murta (atualmente na 699.ª posição do ranking WTA) apresentou-se a um bom nível e colocou-se em posição de discutir o encontro com a Fernanda Contreras Gomez (189.ª e sexta cabeça de série). Só que a maior assertividade da mexicana permitiu-lhe cometer menos erros não forçados e 'segurar' o encontro com um triunfo por 6-3 e 6-3.
 
Praticamente ao mesmo tempo, mas na variante de pares, Elizabet Hamaliy e Sara Lança esbarraram no favoritismo de Ulrikke Eikeri e Eri Hozumi, as primeiras cabeças de série e recém-campeãs do Oeiras Ladies Open (o ITF de 100.000 dólares no Jamor) que prolongaram a série vitoriosa graças aos parciais de 6-1 e 6-2.
 
Fotos: Sara Falcão/FPT
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024 – 22:15:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...