15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Equipa norte-americana junta-se às Extreme Sailing Series™, e as equipas começam a chegar amanhã à Madeira

 

Falta apenas uma semana para que sete equipas internacionais compitam entre si na 6ª Etapa das Extreme Sailing Series na Ilha da Madeira, com destaque para a estreia da equipa norte americana Vega Racing. A frota de Catamarãs GC32 com foils irá fazer a sua estreia nas águas do arquipélago português de 22 a 25 de setembro.

Liderados pelo skipper Brad Funk, a equipa Vega Racing entra nesta etapa no momento em que as Extreme Sailing Series se dirigem para a primeira de duas provas em território português. O galardoado velejador de classe Moth e membro da equipa US Sailing Team, já representou o seu país nas classes Laser e 49er. A sua vasta experiência mantê-lo-á numa boa posição aquando das provas contra alguns dos melhores velejadores da atualidade.

“Ter a oportunidade de participar nas Extreme Sailing Series é um sonho tornado realidade”, disse Funk. “O nosso objetivo para a equipa Vega Racing é montar um plano para competir na temporada de 2017, com uma equipa inteiramente composta por velejadores americanos. Estamos a utilizar a nossa entrada na etapa da Madeira como parte da nossa estratégia para ganhar experiência e mostrar aos nossos fãs o que eu acredito ser uma das mais excitantes competições do mundo. É um bónus para todos que esta prova seja num local novo.”

Funk continuou: “Para as provas da Ilha da Madeira, selecionamos uma dupla de velejadores talentosos do Reino Unido e de Portugal para preencher a equipa. Eles trazem uma vasta experiência à equipa e eu estou realmente ansioso por velejar com eles e conhecer melhor o barco.”

Acabado de chegar dos jogos olímpicos, Nick Thompson, velejador de classe Laser e bicampeão do mundo, junta-se à equipa como táctico, elevando as credenciais e o desempenho da equipa. Como Trimmer da Vela Grande temos José (Zé) Costa, português e velejador olímpico da classe 49er.

O britânico Tom Buggy, velejador já regular do circuito, acrescenta valor á equipa na posição de Trimmer da genoa. A fechar a equipa temos o medalhista de prata do Youth Worlds, Mac Agnese, norte-americano de 22 anos que, com a sua experiência em catamarãs SL16, irá ser uma mais-valia para a equipa nesta sua estreia na proa dos catamarãs GC32.

A equipa portuguesa, Sail Portugal – Visit Madeira, tem grandes esperanças para a prova uma vez que ‘jogam em casa’. “Ter o apoio das pessoas dará à equipa um novo impulso. Esperamos dar ao público do Funchal uma grande alegria quando terminarmos no pódio. É esse o nosso desejo” disse Diogo Cayolla, capitão da equipa nacional, que já representou Portugal nos jogos olímpicos em três classes diferentes.

Também ansioso por alguma competição com os seus colegas portugueses temos o Renato Conde, proa do SAP Extreme Sailing Team. “Iremos travar uma grande batalha com os nossos companheiros da Sail Portugal-Visit Madeira. Fora da água somos grandes amigos e já velejamos juntos há muitos anos. O meu irmão faz parte da equipa de terra da equipa, o que nos torna ainda mais competitivos.”

“A Madeira é uma pequena mas bela ilha. Nessa altura do ano o clima estará ótimo – com ventos leves mas as condições estarão fantásticas. Estou ansioso por levar o foiling á Madeira.”

A equipa Oman Air leva cinco pontos de vantagem e estão no topo da tabela de classificação das Series, mas os suíços do Alinghi diminuíram esta diferença com a vitória na 5ª Etapa, em São Petersburgo.

Embora ainda sem vitórias em nenhum das etapas, a consistência da equipa austríaca Red Bull Sailing Team permitiu-lhes estar a apenas um ponto de diferença do segundo classificado, o Alinghi.

A outra metade da frota encontra-se mais equilibrada com a equipa SAP Extreme Sailing Team a apenas quatro pontos de distância dos britânicos do Land Rover BAR Academy, e a Sail Portugal-Visit Madeira a apenas seis pontos da equipa britânica.

Com até oito regatas programadas para cada dia, a competição começa no dia 22 de setembro ao longo da baía do Funchal, podendo ser acompanhadas preferencialmente a partir do denominado Cais 8.

A Race Village tem entrada livre e abre diariamente entre os dias 22 e 25 de setembro.

Composição das equipas – 6ª Etapa da Extreme Sailing Series™, Madeira, Portugal

Alinghi (SUI)
Skipper/Leme: Arnaud Psarofaghis (SUI) Táctico: Nicolas Charbonnier (FRA)
Trimmer da Genoa: Nils Frei (SUI) Proa: Yves Detrey (SUI)
Floater: Timothé Lapauw (FRA)

Land Rover BAR Academy (GBR)
Skipper/Proa: Neil Hunter (GBR)
Leme: Elliot Hanson (GBR)/Chris Taylor (GBR)
Trimmer de Vela Grande: Will Alloway (GBR)
Trimmer de genoa: Sam Batten (GBR)/Oli Greber (GBR)
Floater: Rob Bunce (GBR)

Oman Air (OMA)
Skipper/Leme: Morgan Larson (USA)
Trimmer da Vela Grande: Pete Greenhalgh (GBR)
Trimmer de Genoa: Ed Smyth (NZL/AUS)
Proa: Nasser Al Mashari (OMA) & James Wierzbowski (AUS)

Red Bull Sailing Team (AUT)
Skipper/Leme: Roman Hagara (AUT)
Táctico: Hans-Peter Steinacher (AUT)
Trimmer da Vela Grande: Stewart Dodson (NZL)
Trimmer de Genoa: Adam Piggott (GBR)
Proa: Brad Farrand (NZL)

Sail Portugal – Visit Madeira (POR)
Skipper/Leme: Diogo Cayolla (POR)
Trimmer da Vela Grande: Frederico Melo (POR)
Trimmer de Genoa: Nuno Barreto (POR)
Proa: Luís Brito (POR)
Floater: João Matos Rosa (POR)

SAP Extreme Sailing Team (DEN)
Co-Skipper/Lema: Jes Gram-Hansen (DEN)
Co-Skipper/Táctico: Rasmus Køstner (DEN)
Trimmer de Vela Grande: Mads Emil Stephensen (DEN)
Trimmer de Genoa: Pierluigi De Felice (ITA)
Proa: Renato Conde (POR)

Vega Racing (USA)
Skipper/Leme: Brad Funk (USA)
Táctico: Nick Thompson (GBR)
Trimmer da Vela Grande: José Costa (POR)
Trimmer de Genoa: Tom Buggy (GBR)
Proa: Mac Agnese (USA)

Classificação geral Extreme Sailing Series™ 2016
Posição/ equipa / pontos
1 Oman Air (OMA) 58 pontos
2 Alinghi (SUI) 53 pontos
3 Red Bull Sailing Team (AUT) 52 pontos
4 SAP Extreme Sailing Team (DEN) 43 pontos
5 Land Rover BAR Academy (GBR) 39 pontos
6 Sail Portugal-Visit Madeira (POR) 33 pontos
7 CHINA One (CHN) 29 pontos
8 Team Turx (TUR) 11 pontos

Periodicidade Diária

sábado, 8 de maio de 2021 – 04:55:05

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- CNV Estoril I - 2021

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...