18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Nacional de Enduro - 2014: Luís Correia consolida liderança

Luís Correia consolidou a liderança absoluta no “Nacional” de Enduro ao vencer em Castelo Branco a prova que completou a primeira metade da competição. A nível de classes, saliência para Joaquim Rodrigues, que permanece invicto na Elite 1.

 

A prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco reuniu 186 enduristas, num dia de muito calor a tornar fisicamente mais desgastante a tarefa dos pilotos, assim como o pó que se fez sentir, num percurso com 48 Km a ser cumprido pelas classes principais em quatro voltas consecutivas.

 

Luís Correia assumiu o comando da prova desde o primeiro troço, tendo sido o mais rápido em oito das onze passagens por “especiais” cronometradas, para terminar com quase um minuto de vantagem sobre o 2.º colocado, o espanhol Lorenzo Santolino.

 

Entretanto, Gonçalo Reis perdeu o 3.º lugar ao ser desclassificado, por ter recebido ajuda externa e andar em sentido contrário ao percurso, isto na sequência de se ter debatido com problemas na moto, que ia abaixo.

 

Joaquim Rodrigues levou a melhor em todas as “especiais” na Elite 1, conquistando uma vitória folgada, com quase três minutos sobre Mário Patrão. Além disso, Rodrigues foi 3.º absoluto, diante de Diogo Ventura e Patrão, e continua invicto na tabela de pontos da sua classe, ocupando também o 3.º posto no Campeonato absoluto.

 

Na classe Open 1, o vencedor das provas anteriores, Jorge Leite, desta vez conheceu problemas mecânicos, após ter ficado preso num ribeiro, e acabou por exceder o limite de penalização admitido. Na classificação houve muitas movimentações – basta dizer que seis pilotos diferentes inscreveram o nome no lote dos ganhadores das “especiais” – mas João Vivas conseguiu ascender ao comando ainda durante a segunda volta. Porém, averbou 4 minutos de penalização, e por isso acabou classificado no 9.º posto. O vencedor foi assim Tiago Caetano, com pouco mais de meio-minuto sobre Pedro Oliveira e João Hortega, ficando Carlos Pedrosa no 4.º lugar.

 

Na Open 2 a luta durou até à derradeira “especial”. Isto porque Filipe Sampaio estava na frente quando cedeu 15 segundos no penúltimo troço. Então, ficou no comando Ivo Pinto, mas este também perdeu 13,8s na última classificativa, o que permitiu a Sampaio sair vitorioso – ele que também permanece invicto no Campeonato – com 2,5s sobre Diogo Valença e 6,6 para Ivo Pinto.

 

Quanto aos Troféus, na classe Verdes 1 João Lourenço deixou Fábio Gil a 45,6s, e em Verdes 2 Nuno Filipe Pereira impôs-se a Alexandre Guia por escassos sete décimos de segundo. Nos Veteranos, António Oliveira continua a somar vitórias, desta vez com 18,3s de vantagem sobre o 2.º colocado, Carlos Pinho. Nos Super Veteranos ganhou Paulo Viana, com 25,4s sobre João Saraiva. Nas Senhoras, Rita Vieira deixou Flávia Rolo a 1m07s, e entre os jovens do Enduro Cup André Martins levou a melhor, com 25,2s sobre João Amado.

 

O “Nacional” de Enduro terá a próxima ronda no dia 22 de Junho, em Valpaços, que pela primeira vez será cenário de uma prova deste Campeonato. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 03:56:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...