>
Está em... início
Notícias
Desporto para Pessoas com Deficiência
Desporto para Pessoas com Deficiência / Hipismo
Equitação Adaptada nos Jogos equestres mundiais




Sara Duarte, com Damasco O S e Ana Mota Veiga, com Vento da Devesa, serão as representantes nacionais, na disciplina de Paradressage (Equitação Adaptada de competição), que integram a comitiva de 19 atletas portugueses presentes nos Jogos Equestres Mundiais, que se realizarão na cidade de Caen, Normandia, de 23 de Agosto a 7 de Setembro de 2014.
As atletas, da Academia Equestre João Cardiga estão, desde segunda feira, em estagio intensivo, nas instalações de Oeiras, claramente empenhadas na sua preparação.
Ana Mota Veiga ocupa o 51º lugar no ranking geral, da tabela mundial e Sara Duarte, com o novo cavalo Damasco OS, cedido pela Coudelaria Oliveira Santos, está na 66ª posição.
Segundo João Cardiga: “A presença no maior evento equestre mundial, que se realiza a cada 4 anos é, para esta pequena equipa, uma batalha ganha.
O esforço, a dedicação e a perseverança colocados, este ano, superou tudo o que é habitual. Depois da fatal morte do cavalo Neapolitano, que se encontrava no seu auge, foi preciso encontrar ânimo e descobrir novo parceiro para Sara e prepara-lo adequadamente, em tempo recorde, para ir aos internacionais de Itália e Áustria e obter a qualificação. Felizmente, tudo correu pelo melhor. A Coudelaria Oliveira Santos disponibilizou-se de imediato para colaborar e após a escolha do cavalo, João Pedro Cardiga empenhou-se na sua preparação e a Sara deslumbrou-nos com a sua atitude e bom desempenho.
No que diz respeito à Ana, chegou à Academia em Fevereiro, com o seu cavalo lesionado. Só em Março iniciou uma preparação mais intensa. No entanto, os resultados surgiram, ao alcançar as notas mais altas de sempre, em internacionais. O objetivo proposto (Top 5), foi plenamente alcançado pelas duas atletas, que garantiram, os segundos e terceiros lugares das tabelas.
Maria de Lurdes, presidente da direção da Academia, acrescenta: “Tudo isto, a par da estreia de 4 novos atletas, portadores de deficiência, em competição e qualificados para o campeonato nacional. Pela primeira vez a Academia J Cardiga, coloca uma equipa de 5 pessoas no pódio, em diversos graus.
Na verdade, se conseguirmos assegurar o “Top 10” nos jogos equestres mundiais, teremos “ a cereja no topo do bolo”. Sonhar não paga imposto… (sorriso).
Por ultimo, é muito importante salientar que tudo isto só foi possível, graças aos apoios da ALLIANZ-Companhia de Seguros, BELLATOR, SF Rações e Mundo da Equitação e á própria FEP. Mas foi, sobretudo, o alto patrocínio dos JOGOS SANTA CASA que permitiram a estes atletas chegar ate aqui. Em seu nome e da instituição que represento, o nosso sentido reconhecimento.”
Nos Jogos Equestres Mundiais 2014, Portugal terá equipas presentes em seis disciplinas, num total de 19 atletas, o que constitui a maior representação de sempre.