2ª Jornada do Campeonato Regional Lisboa e Vale Tejo, Special Olympics Equitação realiza-se em Barcarena – Oeiras - na Academia J Cardiga.
A Academia Equestre João Cardiga, Barcarena, Oeiras vai ser palco da 2ª Jornada do Campeonato Regional Lisboa e Vale Tejo, Special Olympics Equitação, que se vai realizar no próximo dia 7 de Junho 2023, a partir das 9h30.
O programa prevê acolher 35 a 40 atletas com deficiência intelectual, praticantes de equitação, oriundos de várias instituições do País, que irão realizar provas designadas por Divisioning, Working Trail e Dressage Special Olympics, e tem como principais objetivos; promover a atividade equestre desportiva no cidadão com deficiência intelectual, partilhar vivências e criar momentos de saudável convívio entre todos os participantes.
Este evento, insere-se no calendário desportivo do Special Olympics Portugal e da Academia J Cardiga e faz parte do programa de competição “Para Todos”, desenvolvido pela instituição, na valência de Equitação Adaptada, bem como do protocolo celebrado, em Abril de 2012, com o Special Olympics Portugal (SOP).
31 anos de “Equitação Para Todos, no respeito pela Diferença”
O Centro Equestre João Cardiga - CEJC, com sede em Leceia, Barcarena no Concelho de Oeiras, comemora durante o mês de Maio de 2023, 31 anos de intenso trabalho dedicado às atividades equestres.
Nascido a 13 de Maio de 1992 este Centro Hípico, desde logo privilegiou a relação Pessoa/Cavalo, numa visão abrangente sobre o “novo Papel” do Cavalo no séc. XXI.
Esta visão dá origem ao programa “A Equitação Para Todos no respeito pela diferença” que vem a constituir a principal Missão de um projeto de empreendedorismo social ao qual se deu o nome - ACADEMIA EQUESTRE JOÃO CARDIGA-AEJC. A Associação obtém o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, em 2007 e, em 2020, adquire a certificação da DGERT, nas áreas de educação e formação que seguidamente se identificam: • Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas • Gestão e administração • Produção agrícola e animal - Desporto.” Tornando-se referência a nível nacional.
A formação académica e profissional, bem como os estudos científicos, que credibilizassem a atividade equestre desenvolvida, foram sempre uma ambição da direção da Academia, que se envolveu em vários desafios, dos quais se destaca;
- A criação do Manual de Desporto Adaptado “Equestre” no âmbito do Projeto DESPORTO COM SENTIDO, que teve como objetivo a conceção de uma coleção de 20 manuais específicos de várias modalidades desportivas adaptadas (Atletismo, Boccia Canoagem, Ciclismo, Dança, Equestre, Futebol, Goalball Jogos Tradicionais, Lutas amadoras, Natação, Orientação, Rugby, Slalom em cadeira de rodas, Surf, Ténis de mesa, Ténis em campo, Vela e Voleibol sentado).
- As Publicações no Caderno Científico do Congresso Nacional do Envelhecimento ativo sobre;
1º Trabalho realizado em Portugal sobre a Equitação na Demência de Alzeimer e o 1º Trabalho realizado em Portugal sobre a Equitação Sénior, entre muitas outras iniciativas.
Atualmente, a AEJC é exemplo de um negócio de empreendedorismo social, sem apoio do Estado, cujo maior impacto são as melhorias que acrescenta à sociedade civil, em que se insere, nomeadamente, através dos seguintes serviços prestados;
- Formação equestre inclusiva, saúde, bem-estar e reabilitação de populações vulneráveis, inclusão através do desporto equestre, programas de férias inclusivas, etc..
No âmbito desportivo, a AEJC obteve vários títulos desportivos e qualificou dezenas de atletas para as seleções nacionais, tendo participado em vários campeonatos da europa, do mundo, em dois jogos paralímpicos (2008 e 2012), nas disciplinas de horseball, dressage e paradressage.
Foi na Academia J Cardiga que teve lugar o 1º campeonato Nacional Special Olympics Equitação, em 2012. Foi, também, em 2012, que se estreou a competição dirigida aos escalões de formação – TROFEU DRESSAGE PONEIS – que perdura até hoje.
Nas três décadas de trabalho, estima-se que 90.000 praticantes iniciaram a atividade equestre, na Academia J Cardiga. Destes, 20.000 com deficiências diversas. Cerca de 100 estagiários académicos, e mais de 2000 voluntários.
Para além dos serviços prestados, a AEJC assegura uma parte da sua sustentabilidade, através da criação de parcerias e projetos que atuam na preservação do meio ambiente, tais como;
Implementação de dois furos de água potável. Reciclagem e aproveitamentos de águas, das lavagens dos cavalos, para a rega dos picadeiros. Colocação de painéis e candeeiros a energia solar. Implantação de 25 boxes feitas em material reciclado, evitando a emissão de CO2 para a atmosfera, são alguns dos exemplos.
Prémios e Distinções
Medalha de Mérito municipal Grau Prata - Presidente Maria de Lurdes
Medalha de Mérito Municipal Grau ouro - AEJC
Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Porto Salvo – AEJC
Prémio Ideias que Mudam o Mundo – 2022
Finalista do Prémio IDEIAS do Horse Economic Forim – 2023
Os valores do respeito e rigor, honestidade e profissionalismo, estiveram sempre presentes na liderança familiar das duas instituições, que se fundem no propósito de criar um impacto positivo, na sociedade em que se insere.