>
Está em... início
Informação Cultural
Exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche", no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia


A Exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche" inaugura no próximo dia 1 de fevereiro, pelas 16h30, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.
Esta é uma exposição que consiste no retrato dos três principais conflitos armados do século XX (1ª Guerra Mundial, 2ª Guerra Mundial e Guerra Colonial) que tiveram impacto no nosso país, dando especial enfoque à sua relação com o território de Peniche, despertando para episódios da história local associados a estas guerras. A mostra apresenta painéis interpretativos e acervo móvel, como vestuário, artilharia, fotografias e documentos destas épocas.
Desenvolve-se num momento de diversas efemérides: em 2014 deu-se o centenário do início da 1ª Guerra Mundial, o 75º aniversário do início da 2ª Guerra Mundial e o 40º aniversário do final a Guerra Colonial portuguesa; em 2015 celebra-se os 70 anos do final da 2ª Guerra Mundial; em 2016, faz 100 anos sobre a data de entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, …
É uma exposição desenvolvida pela Câmara Municipal de Peniche que contou com o apoio de diversas entidades – nomeadamente a Liga dos Combatentes de Peniche – e pessoas individuais. A exposição não se encerra na data de inauguração, sendo possível integrar peças, testemunhos e memórias de antigos combatentes e suas famílias. Os contributos da população local para um maior conhecimento destas páginas da nossa história coletiva são fundamentais.
A exposição "Ao Truár de Artelharia: Memórias das Guerras do Século XX no Concelho de Peniche" está integrada no programa Tocha da Liberdade, promovido pelo Município de Peniche e pela URAP – União dos Resistentes Antifascistas, que assinala o 70º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial.