19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Wim Mertens Duo, Rita Redshoes e Festival Mar Marionetas entre os destaques na programação do próximo trimestre no Auditório de Espinho

2015 arranca no Auditório de Espinho no dia 16 de Janeiro com um concerto do Grupo de Percussão da EPME, com a direcção musical de Aurél Holló, membro dos Amadinda Percussion Group. O percussionista, compositor e professor do Conservatório de Budapeste Béla Bartok dirige o Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho, apresentando um programa que inclui arranjos para percussão de obras de referência, bem como peças com raízes na música étnica. Ainda em Janeiro, entre os dias 27 e 30, e cumprindo uma tradição da programação regular do Auditório de Espinho, a companhia Teatro Actus representará quatro grandes clássicos portugueses especialmente dirigidos ao público escolar: Os Lusíadas à Conquista do Mar Largo de Luis de Camões, Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett e Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro.

 

Fevereiro arranca com o regresso de Rita Redshoes, que volta a apresentar-se no AdE. O concerto acontece no dia 6 de Janeiro. Desde a revelação, em 2007, com o tema “Dream On Girl”, Rita Redshoes tem habitado o nosso imaginário com as canções ímpares de “Golden Era” (2008) e “Lights & Darks” (2010). Em 2014, a songwriter dos sapatos vermelhos regressou às canções com o disco Life Is A Second Of Love, o seu terceiro trabalho de originais que a confirmou como uma das mais talentosas compositoras contemporâneas. Em Fevereiro, no dia 13, a Orquestra de Jazz da EPME, com direcção musical de Daniel Dias e Paulo Perfeito, apresenta um novo espectáculo intitulado “Wham, Slam, Splash & Bam!”. Neste concerto a Orquestra de Jazz da EPME vai associar-se ao baterista Michael Lauren num tributo a Buddy Rich e interpretar alguns dos sucessos que marcaram a sua carreira. No dia 21 de Fevereiro, o Trio Dorogi, composto por Dora Schwarzberg (violino), Romain Garioud (violoncelo) e Giuliano Mazzoccante (piano), apresenta-se num concerto verdadeiramente aliciante, não só pela altíssima qualidade dos intérpretes, mas também pela variedade de formações. Geograficamente é uma viagem pela Europa desde o Atlântico (Bélgica) até aos Urais (Rússia), passando pela Europa central (Alemanha e Áustria).

 

O mês de Fevereiro fecha com o Wim Mertens Duo, que actua no AdE no dia 27 de Fevereiro. A música de Wim Mertens alimenta os mais fervorosos e por vezes até imprevisíveis cultos. Desta vez, Mertens traz um duo a Portugal: acompanhado ao clarinete e saxofone pelo belga Dirk Descheemaeker, o compositor entrega-se a alguns momentos decisivos da sua obra - como o emblemático “Struggle For Pleasure” - ou trabalhos mais recentes como “Zee Vs. Zed”, juntando a sua voz inconfundível ao seu profundo lirismo no piano.

 

Março arranca no dia 6 de Março com um concerto dos pianistas Luís Duarte / Lígia Madeira. Ao longo da história, foram vários os compositores que se sentiram atraídos pelo piano a 4 mãos; das obras deste concerto, além da grande sonata de Schubert, temos dois compositores portugueses que, também eles, se interessaram por este reportório: da belíssima sonatina de Sérgio Azevedo à maravilhosa viagem que Lopes Graça faz pelo nosso país. O concerto termina com a Rapsódia Espanhola de Ravel que, embora seja mais conhecida na sua versão orquestral, adquire nesta versão a 4 mãos uma dimensão diferente que não a diminui.

 

No dia 15 de Março, domingo, a Orquestra de Clássica de Espinho (com direcção musical de Cesário Costa) apresenta-se em concerto com o Coro Sinfónico Inês de Castro, que tem como maestro Artur Pinho Maria. Neste concerto, o Requiem de Mozart será a obra central do programa. Os solistas serão anunciados oportunamente. Em Março, o Auditório de Espinho recebe três espectáculos de mais uma edição do Festival Mar Marionetas. No dia 7 de Março, “The Bag Lady”, de Malgosia Szkandera. No dia 22 de Março, o AdE recebe o espectáculo “O guardião do rio”, da companhia Palmilha Dentada. Finalmente, no dia 29 de Março, será apresentado “capucha vermelha”, da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de abril de 2025 – 17:15:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...