19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Património do Mês de Novembro: Igreja de S. José

Celebra-se na Vila de Atouguia da Baleia no dia 27 deste mês pelas 19h30 a missa em honra de Nossa Senhora da Graça, este ano realiza-se na Igreja de S. José outrora de Nossa Senhora da Graça - o seu primeiro orago.

 

A Igreja de S. José na Vila de Atouguia da Baleia teve como primeiro orago Nossa Senhora da Graça. A primitiva capela terá sido construída no século XV, sendo contemporânea do Convento de S. Bernardino. Os seus fundadores também criaram, na Vila de Atouguia da Baleia, a Ordem Terceira de S. Francisco. A alteração de padroeiro principal explica-se por uma doação, em 1807. O Pe. Gregório Viana de Azevedo agraciou a Ordem com a importância de 48000 réis para a construção de um altar dedicado a S. José. Estando a igreja a precisar de obras de beneficiação, o dinheiro foi aplicado nestas. Assim, e com o objetivo de respeitar a dádiva do eclesiástico, alteraram-se as imagens, passando a estar no Altar-mor, a imagem de S. José.


 

Em 2004 iniciam-se as obras de requalificação da Igreja e, em 2012, abre ao público, integrada no circuito de visita do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Este pode ser visitado de terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, a entrada é gratuita.

Periodicidade Diária

terça-feira, 18 de março de 2025 – 17:25:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...