18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Exposição de Fotografia "Superfícies, texturas e pavimentos na orla costeira de Peniche"

No próximo dia 1 de novembro, pelas 16h00, inaugura na Fortaleza de Peniche a exposição "Superfícies, texturas e pavimentos na orla costeira de Peniche", da autoria de Francisco Félix.


Esta exposição pretende apresentar através da fotografia os valores estéticos associados aos materiais geológicos que integram a orla costeira norte da península de Peniche na sua ampla diversidade de padrões e texturas.
 

Este projeto nasceu na rede social facebook através da publicação diária pelo autor de fotografias através das quais procurava divulgar as singularidades dos troços costeiros do concelho de Peniche. Além da vertente científica, os afloramentos encerram elementos de rara beleza que na interface terra-mar se renovam permanentemente. Desta constatação surge a proposta de reinterpretação artística que Francisco Félix nos apresenta.

 

Do conjunto de imagens divulgado online, o autor selecionou fotografias referente ao setor norte da península de Peniche, numa zona entre a Papôa e os Remédios, captadas entre outubro de 2013 a julho de 2014, e nas quais são evocados locais de referência no panorama da geologia local, como a Ponta do Trovão, Prainha do Abalo, Baixa do Outeiro e Frei Rodrigo.

 

Francisco Félix é natural de Peniche e professor do grupo de Biologia e Geologia da Escola Secundária de Peniche, desde 1984. A sua formação académica assenta fundamentalmente nas Ciências da Terra e da Vida para o Ensino. Tem participado ativamente na divulgação e valorização do património natural do concelho de Peniche, nomeadamente ao nível do património geológico e paleontológico. O seu trabalho tem sido desenvolvido especialmente junto da comunidade escolar, enquadrando-se em projetos desenhados na Escola Secundária de Peniche, quer no âmbito de atividades da responsabilidade da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche. A participação em exposições de fotografia decorreu do envolvimento em concursos, sobretudo de âmbito local. Algumas das suas fotografias foram igualmente também utilizadas em diversas iniciativas associadas à defesa, divulgação e valorização do património natural do concelho de Peniche.


 

Esta exposição marca o arranque do programa temático "Novembro – Mês do Mar", coorganizado pelo Município de Peniche e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, sediada em Peniche, que contempla inúmeras iniciativas a decorrerem ao longo do mês.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 21 de junho de 2024 – 20:55:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...