>
Está em... início Informação Cultural Peniche homenageia ex-presos políticos da Fortaleza com inauguração de escultura-memorial
No próximo sábado, dia 9 de setembro, pelas 16h00, terá lugar a inauguração na Fortaleza de Peniche de uma escultura-memorial, da autoria do artista José Aurélio.
Dando seguimento a uma aposta do Município de Peniche na valorização da memória histórica associada à Fortaleza de Peniche, pretende-se através da instalação desta peça homenagear os cerca de 2500 resistentes antifascistas que, ao longo dos quarenta anos, entre 1934-1974, de vigência da cadeia política do regime fascista do Estado Novo, lutaram pelos superiores ideais da Liberdade e da Democracia.
Esta intervenção resulta da colaboração existente entre o Município de Peniche e a URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses visando valorização da memória da luta antifascista associada à Fortaleza de Peniche através da criação de um memorial contendo o nome de todos os presos políticos que passaram por esta cadeia, e em cujo projeto se integra a peça escultórica que agora se apresenta publicamente.
Após a cerimónia de inauguração da escultura-memorial decorrerá um programa cultural com a presença do Coro Lopes-Graça, e com música de intervenção interpretada pelo projeto Cauda de Tesoura, participante no Festival Música de Cá. Teremos também uma conversa conduzida pela jornalista Ana Aranha com familiares de antigos presos políticos da cadeia de Peniche.
O Município de Peniche convida todos a comparecerem nesta justa homenagem àqueles que pugnaram pela afirmação de um Portugal Democrático.