18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Sê Bairrista apresenta "Felizmente há lugar!", Festival de Artes no Bairro dos Alfinetes em Marvila (Lisboa)

 

 

O projeto Sê Bairrista apresenta FELIZMENTE HÁ LUGAR!, uma programação cultural de verão a acontecer ao ar livre e que decorre no Bairro dos Alfinetes (Marvila) de 03 a 25 de setembro. 
Este evento conta com diversas atividades como espetáculos musicais, teatrais, circenses, de dança e oficinas. 

O Sê Bairrista é um projeto de cariz social em que, através de processos participativos, se promove a qualificação e a melhoria de bairros lisboetas em Marvila como o dos Alfinetes, Salgadas e Marquês de Abrantes.

E é nos processos participativos entre as entidades envolvidase os moradores destes bairros que surge a energia colaborativa necessária para que eventos como o FELIZMENTE HÁ LUGAR! aconteçam de forma a dinamizar o espaço público.

FELIZMENTE HÁ LUGAR!, tal como o nome indica, celebra assim a conquista dos moradores e das instituições locais que, durante largos anos, reivindicaram a construção deum lugar de convívio através da requalificação de um descampado existente junto à Rua Luís de Sttau Monteiro, nome dedicado ao autor da obra "Felizmente Há Luar!".

Em breve, este descampado será parte de um novo Parque Urbano, um projeto que reuniu ideias da população local para o seu desenho e que começará a ser construído em 2022.

Para dar corpo a esta celebração e conquista, a equipa do projeto Sê Bairrista construiu um palco com plásticos reciclados, onde acontecerão os espetáculos do festival de artes FELIZMENTE HÁ LUGAR!.

Os espetáculos acontecerão sempre entre o final da tarde e o início da noite. Os bilhetes são grátis! Reserva por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou no balcão da Biblioteca de Marvila.
 

PROGRAMAÇÃO:

3 setembro
21h30 - Cabaret Circo (espetáculo teatral)

4 setembro
21h30 Baile da Eira (espetáculo dança)

10 setembro
21h30 M&M (concerto)

11 setembro
18h00 - O Pássaro (espetáculo teatral)
21h30 - Chelas é o Sítio apresenta... Prata da Casa (concertos de G Fema, Tchapo, Lewis, Karma the Only Sun, Danny the Dawg, DJ Wildberg - curadoria Chelas é o Sítio)

18 setembro
18h00 - Oficina de Dança Criativa (Cepa Torta)
21h30 PPP - People Power Partnership (espetáculo dança)

24 setembro
21h30 - Paprika Gourmet (espetáculo teatral)

25 setembro
18h00 - Oficina de Transformação de Plástico Reciclável - Laboratório Gingada
21h30 Fadiagem (concerto)

Horários e mais informações emwww.sebairrista.pt

 

"Sê Bairrista" une comunidades de Marvila para repensar o espaço público


Projeto promovido em parceria por diversas entidades locais tem feito intervenções desejadas pelos moradores nas ruas do Bairro dos Alfinetes... e até um palco (feito com plásticos reciclados) foi construído num descampado.

"O Sê Bairrista é um projeto em que, através de processos participativos, promovemos a qualificação e a melhoria destes bairros: Alfinetes, Salgadas e Marquês de Abrantes. E fazemos isso todos! Ou seja, todos os moradores que aqui vivem e as instituições que aqui trabalham."

É assim que, sucintamente, Margarida Marques, da Rés do Chão, descreve o que é esta iniciativa que teve início em 2017, na freguesia de Marvila. O Sê Bairrista (inicialmente denominado "C Bairrista") começou como uma iniciativa da Gebalis, através da organização com residentes de sessões de cinema ao ar-livre, com o objetivo de fortalecer as relações de vizinhança.

Desde então, o Sê Bairrista cresceu, juntou mais instituições e moradores e, em 2018, começou a desenvolver iniciativas que promovem a requalificação, ativação e dinamização de espaços públicos, pensando e construindo as mudanças decididas pela população.

Apesar da pandemia ter abrandado o ritmo das reuniões, do trabalho em equipa e das atividades que são dinamizadas, regularmente, pelas entidades promotoras, algumas mudanças vão sendo dignas de ser registadas. Nas Pracetas A e C, os cinzentos bancos de cimento que ali havia são agora obras de arte urbana, da autoria do artista local LS. Os dois canteiros que apenas tinham terra e lixo estão a ser transformados. Foi desenhado com os moradores um parque infantil e começou a fase de auscultação sobre a transformação da praceta B. Quando o verão começou, foram promovidas aulas de zumba em vários sítios do bairro. 

Mais recentemente, o foco de todos no Sê Bairrista esteve direcionado para a construção de um palco feito a partir de plásticos reciclados, que foi construído num descampado, junto à Rua Luís de Sttau Monteiro. Este palco albergará um festival de artes ao longo do mês de setembro, o FELIZMENTE HÁ LUGAR!.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:57:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...