17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Hadessa atua em Lisboa 26 janeiro, Largo Residências

Concerto de beneficência ao 8.° Encontro Nacional pela Justiça Climática, organizado pela Climáximo
No próximo dia 26 de janeiro, HADESSA, projeto emergente da música portuguesa que lançou o seu single de estreia "Fortuna" em Dia de Reis, vai atuar em Lisboa no Largo Residências a partir das 20H00.
 
Este espetáculo é um evento organizado pela Climáximo - grupo de ativistas movidos pela urgência do combate à crise climática e os seus graves efeitos - e uma angariação de fundos para o 8.º Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC), onde HADESSA sobe a palco ao lado de nomes como Fado Bicha, Gui Aly, Marinho e Catarina Branco.
 
A entrada é livre e acontece no Quartel do Largo do Cabeço da Bola, em Lisboa.
 
Sobre "Fortuna", single de estreia de HADESSA:
Em dia de reis nasceu HADESSA, artista emergente da música portuguesa, que lançou o seu single de estreia "Fortuna" em conjunto com um videoclipe oficial realizado por Ana Ladislau e Joanna Correia. 
 
HADESSA promete ser a artista-sísmica que vem abalar a cena musical portuguesa em 2023. Com uma estética sumptuosa, a cantora, compositora e multi-instrumentista cria lugares imaginários com música cantada em português e que alia a uma vertente visual carregada de símbolos e referências para deleite dos nossos sentidos.
 
O tema "Fortuna" é esta ocupação do lugar que a artista quer criar para si mesma, é a primeira música do álbum de estreia com o mesmo nome, e define-se como prólogo de uma história. Tal como nos clássicos, é uma invocação, não à musa mas à deusa Fortuna, para que conceda os dons, em troca de devoção.
A canção, originalmente inspirada nos spirituals da América do Norte, foi produzida por Momma T, conferindo-lhe uma aura trip hop à qual foi acrescentada uma guitarra portuguesa frenética saída dos dedos de L-Capitan. A decorrência desta mistura é um hino tenso, intenso, sensual e sensorial que encapsula a persona artística de HADESSA e a eleva ao estatuto da diva pop que há muito ansiávamos ver em Portugal.
 
O vídeo, lançado juntamente com o single-prólogo "Fortuna", parte de uma ideia original de HADESSA. O ambiente do vídeo é, tal como o nome aponta, opulento e luxuoso, ainda que com um pendor decadente.
Fotografia: Joanna Correira
 
Conheça HADESSA:
HADESSA é um novo projeto da música portuguesa. A infância passada a ouvir Fado, a juventude a descobrir as músicas tradicionais e a curiosidade pelas músicas do mundo são audíveis no seu trabalho, que não é alheio às influências blues, jazz, hip-hop, rock, pop. Cada canção é única e reflete uma faceta diferente da artista, que não se enquadra em apenas um género musical. 
 
A música de HADESSA é o veículo das suas palavras. No princípio é o verbo e a sua mensagem. Os poemas das suas composições abrangem as inquietações e alegrias do coração e da vida, e cada canção é um planeta. Fala-nos de maternidade, sexualidade, precariedade, desigualdade e clandestinidade, mas também de abandono, relações tóxicas e doença mental em intricadas mas tangíveis fábulas. “Escrevo sobre o que conheço, o que vivo, o que observo e o que imagino. Cada capítulo da minha vida tem mil finais alternativos que me levam, na minha imaginação, porém invariavelmente, à destruição. Sinto necessidade de contemplar as possibilidades trágicas da vida para reconhecer a minha existência feliz e pacífica, como se apenas conhecendo a dor profunda, pudesse também conhecer o zénite do prazer”, diz-nos HADESSA.
 

Periodicidade Diária

domingo, 29 de janeiro de 2023 – 18:19:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...