Estreia do documentário com 90 minutos sobre a transformação de uma estrela de Hollywood em piloto de corridas
“Road to Le Mans. The Film” – como o sonho de Michael Fassbender se tornou realidade
- O filme com 90 minutos destaca o prazer e a dor do percurso até Le Mans
- A estrela de Hollywood passou por um programa de treino intensivo com a Porsche
- “Road to Le Mans. The Film” encerra a bem-sucedida série de conteúdos
- Estreia no canal oficinal de YouTube da Porsche
“Road to Le Mans. The Film” é um documentário com 90 minutos que acompa-nha o percurso da estrela de Hollywood, Michael Fassbender, desde o seu so-nho de infância até ao arranque da mais prestigiada corrida de 24 horas do mundo. Na sua aventura com a Porsche até ao 100º aniversário da prova de en-durance, o ator germano-irlandês vive uma montanha-russa de emoções – desde os pontos mais altos até aos mais baixos. “Road to Le Mans. The Film” pode ser visto de forma gratuita no canal oficial de YouTube da Porsche, a partir do dia 17 de novembro.
Desde a infância que Michael Fassbender sonhava em ser piloto. Nascido em Heidelberg, o ator de 46 anos dá os primeiros passos rumo à realização desse desejo em 2018. O ator americano Patrick Dempsey, que já correu três vezes em Le Mans ao volante de um Porsche, ajudou-o a estabelecer contacto com a Porsche. Com o apoio do construtor de automóveis desportivos de Estugarda, a estrela de ci-nema com nomeações para os Óscares aprendeu a conduzir um veículo de competi-ção na Porsche Racing Experience, na Porsche Sports Cup e, por fim, no European Le Mans Series (ELMS). Nestes “campos de treino” é constantemente acompanhado por um “treinador” da Porsche. Desde o início que as câmaras registaram o seu percurso. Os inúmeros fãs do YouTube apoiam-no na série de documentários “Road to Le Mans” e – quando acontecem os inevitáveis contratempos – também são soli-dários com ele.
“Estávamos ansiosos por partilhar com o mundo o seu percurso no desporto motori-zado. Assim, criámos uma série de conteúdos ao redor do sonho do Michael, desde o primeiro segundo”, explica Oliver Hoffmann, Director Marketing Communications na Porsche. “Era óbvio para nós o quão grande e poderoso eram os seus sonhos. Era preciso trabalhar arduamente para os realizar. Apoiámos e acompanhámos o Michael em cada passo. É possível sentir a paixão e a determinação em cada episódio de ‘Road to Le Mans’”.
Fassbender, reconhecido pelos sucessos de bilheteira em filmes como “X-Men” e “In-glourious Basterds”, pôs temporariamente a sua carreira cinematográfica em segundo plano e lançou-se no negócio das corridas de automóvel. “Foi uma viagem de cortar a respiração”, diz Sebastian Borowski, Project Manager of “Road to Le Mans”. “Apesar de, por vezes, ser difícil ter uma câmara constantemente por perto; não importava se o dia tinha sido tranquilo ou um desastre: a disponibilidade do Michael para nos deixar partilhar os seus momentos mais pessoais faz da série aquilo que ela é – um autêntico vislumbre dos bastidores de um percurso especial para a realização de um sonho de infância”.
Contudo, a certa altura, o sonho de Fassbender transformou-se num pesadelo: após três anos de preparação, Michael enfrentou as 24 Horas de Le Mans ao volante do Porsche 911 RSR da Proton Competition em 2022 – e, inadvertidamente, envolveu-se no caos de vários acidentes. Um revés brutal para o ambicioso piloto por hobby. “O resultado da corrida foi extremamente triste para a equipa e especialmente para o Michael, apesar da equipa ter conseguido chegar ao final após longas reparações.
Embora tenha sido derrubado, levantou-se de imediato. Rapidamente se tornou claro que ele queria tentar de novo”, recorda Sebastian Borowski. Para além das corridas, a série de conteúdos também continuou a desenvolver-se. A série do YouTube “Road to Le Mans” conquistou cada vez mais fãs e a reação foi sensacional. O trabalho árduo, a superação de contratempos e as emoções positivas após os sucessos – inspirou as pessoas. E para todos nós, a história completa ainda não se tinha revelado”, disse Oliver Hoffmann.
No dia 12 de junho de 2023 – no 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans – Michael Fassbender voltou a alinhar na grelha de partida em Sarthe. Em conjunto com os pi-lotos Richard Lietz, austríaco, e Martin Rump, estónio, Fassbender teve um bom de-sempenho ao volante do 911 da Proton Competition na clássica prova de 24 horas. “A corrida demonstrou que ele tinha feito progressos incríveis, não só a nível desportivo, mas também a nível mental”, afirmou Sebastian Borowski. Este impressionante pro-gresso tornou-se percetível: a volta mais rápida de Fassbender ao volante do Porsche 911 RSR com 378 kW (515 CV) foi quase quatro segundos mais rápida do que a sua melhor no ano anterior. Pela primeira vez, o piloto de 46 anos fez uma volta em menos de quatro minutos – uma referência crítica para a categoria GT no circuito com 13,626 quilómetros.
“Ele tinha coragem, tinha um grande sonho e não deixou que os contratempos o pa-rassem”, afirma Oliver Hoffmann. “Foi precisamente isso que tornou o projeto tão fan-tástico. Felizmente, captámos todos os momentos de paixão desde o primeiro dia e podemos agora oferecer o ‘Road to Le Mans. The Film’ de forma gratuita aos espeta-dores de todo o mundo. Espero que encorajemos as pessoas a honrar os seus sonhos pessoais e a realizá-los”.
O documentário de 90 minutos acompanha todo o percurso de Michael Fassbender e da Porsche no mundo das corridas de 2018 a 2023. O filme é o culminar da série do YouTube que gerou um total de 100 milhões de visualizações com os seus 33 episó-dios ao longo de quatro temporadas. “Road to Le Mans. The Film” já pode ser visto no canal https://www.youtube.com/@Porsche.