Bandas de todo o país desfilam em Lisboa
É já uma tradição em Lisboa, no 1.º de Dezembro: a Avenida da Liberdade recebe o Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, integrado nas comemorações do dia em que se assinala a Restauração da Independência em Portugal.
Nesta 11.ª edição participam 32 bandas, oriundas de vários pontos do país e compostas por músicos de diferentes gerações, num total de mais de 1500 participantes.
O Grupo de Bombos de Atei, de Mondim de Basto, abre o XI Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, a partir das 15h. Fundado há mais de duas décadas, o grupo é constituído por tocadores que mantêm a tradição dos antigos Zés Pereiras, modelo artístico e cultural da tradicional percussão portuguesa de Trás-os-Montes.
No final do desfile, como habitualmente, as bandas concentram-se na Praça dos Restauradores para uma atuação conjunta, este ano sob a direção do Maestro Délio Gonçalves, titular da Banda da Armada Portuguesa. Uma interpretação do Hino da Maria da Fonte, do Hino da Restauração e do Hino Nacional A Portuguesa que conta com a participação especial da solista Alessandra Samuel e do Coro dos Pupilos do Exército.
Lisboa volta, assim, a receber esta iniciativa que pretende homenagear e divulgar uma prática musical centenária fundamental para a formação musical e profissional de jovens de todo o país.
O Desfile de Bandas Filarmónicas é uma iniciativa organizada pelo Movimento 1.º de Dezembro, Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC.