A primeira edição do Programa Lisboa, Cultura e Media, que contou com mais de 100 candidaturas, tem fechada a lista dos 20 projetos vencedores.
Após verificação dos requisitos de elegibilidade e de uma avaliação por parte do júri, constituído por Pedro Boucherie Mendes, Paula Moura Pinheiro, Rosália Amorim e Raul Vaz, os projetos vencedores serão distinguidos com um prémio individual de 10 mil euros.
É de realçar que, em 20 prémios, a maioria tenha sido atribuída a jornalistas, profissionais de comunicação e associações culturais.
As propostas vencedoras abrangem áreas disciplinares da cultura tão variadas como a música, a pintura, o cinema, as artes contemporâneas, a história, a poesia, a gastronomia, entre outras, sempre em estreita relação com a cidade de Lisboa.
A primeira edição do programa contou com uma forte participação, por um lado, de jornalistas e produtores de conteúdos e, por outro, de associações culturais, gestores e produtores culturais e artistas, que se propõem divulgar projetos culturais relacionados com Lisboa.
Devido à expressiva participação nesta iniciativa, a CML/EGEAC/Lisboa Cultura anunciam que a segunda edição do programa será lançada durante o primeiro semestre do corrente ano.
O programa Lisboa, Cultura e Media é uma iniciativa da CML/ EGEAC/Lisboa Cultura, de edição anual, que tem como missão estimular a criação e difusão de conteúdos relacionados com Lisboa.
Projetos jornalísticos vencedores da modalidade A:
Jardins do Bombarda: no muro, abriu-se uma porta | Maria João Calisto da Silva Guardão
-
À vontade do freguês – cultura nas freguesias de Lisboa | Catarina Reis Pires – Criação Literária Unipessoal LDA. representada por Catarina Reis Pires
-
O papel de Lisboa na 2ª Guerra Mundial | Cristina Fung Lai Men
-
Elétrico 28: Uma viagem por Lisboa sobre carris | Grupo informal de jornalistas representado por Ruben Alexandre Lopes Martins
-
101 Restaurantes Lisboetas | Grupo informal de jornalistas representado por Ana Catarina Braga Tavares Carvalho
-
Lisboa nos Arquivos | Maria José Monteiro de Oliveira
-
Lisboa Escuta | Reinaldo Fernando Teixeira Rodrigues
-
3-2-1… ação! A memória dos antigos cinemas de Lisboa | Ana Isabel Ferreira da Cunha Damião da Cunha
-
Palavras por uma boa pena – A Poesia e a Cultura na vida dos reclusos de Lisboa | Isabel Lopes Almeida Nery de Oliveira
-
Lisboa.BR | Álvaro António Maia Moreira Filho
-
Projetos digitais vencedores da modalidade B:
-
Fado Amado | José Miguel Dias Quintela da Silva
-
As canções de Lisboa — Uma cartografia musical | Rui António de Oliveira Portulez
-
Design, Arquitetura e Artesanato na cidade de Lisboa | From my City Unipessoal LDA representada por Michèle Fajtmann
-
O que contam os tesouros esquecidos da arte em Lisboa | Simão Lucas Pires
-
Cria Lisboa: A Criação Artística Contemporânea em Lisboa | Boca Associação Cultural representada por John Romão
-
Subitamente | Adriana Romero Unipessoal, LDA representada por Adriana Romero
-
25 jovens em 2025, um retrato contemporâneo da nova geração lisboeta | Associação Cultural Gerador representada por Tiago Sigorelho
-
1755 | Rui Filipe Cavender Picado Horta
-
Quem mora nesta Buala? Viver e pensar a Grande Lisboa | Marta Lança Rodrigues
-
Cidade sabe bem a Arte | Zona Limítrofe – Associação Cultural representada por Dally Schwarz