Inauguração
[S]EM RESERVA[S]: PATRIMÓNIOS REVELADOS
Exposição Temporária
28 de março a 25 de julho 2025
Inauguração
Sexta-feira, 28 de março | 17h30
|
Exposição centrada num conjunto de obras recentemente recuperadas, no âmbito da campanha de subscrição pública "Eu apoio uma obra", é complementada com a inclusão de outras peças provenientes das mesmas casas religiosas, parcialmente conservadas em diferentes coleções públicas e privadas. Narrativa que viabilizará uma leitura integrada destes acervos, oferece assim um contexto globalmente desconhecido, ancorado num extenso processo de investigação.
|
Sessão
EU APOIO UMA OBRA
Apresentação dos resultados da campanha de restauro
Sexta-feira, 28 de março | 15h00
|
Antecedendo a inauguração da exposição, o MNMC promove uma sessão de apresentação da campanha "Eu apoio uma obra", iniciativa que viabilizou o restauro de um significativo conjunto de peças escultóricas das suas coleções. Dirigida a todas as entidades e pessoas individuais que, generosamente, contribuíram para o sucesso desta iniciativa, tem por objetivo divulgar os resultados de investigação e intervenções de restauro, realizadas em parceira com o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), Atelier Samthiago - Conservação e Restauro e Instituto Politécnico de Tomar.
|
Ciclo
ESTADO DA ARTE: COLEÇÕES EM [RE]VISTA
Quarta-feira, 12 de março | 15h00
|
Um novo olhar. O sacrário-custódia do convento do Sacramento de Alcântara, Lisboa
por Isabel Mayer Godinho Mendonça
|
Estado da Arte: coleções em [re]vista é o novo espaço de debate e divulgação das mais recentes investigações sobre as coleções do MNMC. Base fundamental da ação do museu, da programação à produção de conteúdos, aposta na partilha de estudos inovadores da autoria de diversos especialistas convidados.
Revisitando peças amplamente celebradas, e resgatando outras do esquecimento, a primeira edição será dedicada ao sacrário-
-custódia do convento do Sacramento, obra fundamental do percurso expositivo do MNMC. Objeto de um estudo aprofundado pela historiadora Isabel Mayer Godinho Mendonça, a autora revela nesta sessão algumas conclusões inéditas, resultantes de um aturado trabalho de investigação e análise do processo de desmontagem da peça.
|
Sobre a investigadora...
Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Isabel Mendonça foi docente da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e diretora da mesma instituição. Entre os seus temas de investigação contam-se as artes decorativas portuguesas e as relações artísticas entre Portugal, Itália e Brasil, no século XVIII, sendo autora de inúmeras publicações sobre estas matérias.
Iniciativa que terá lugar na galeria de ourivesaria do MNMC, a participação encontra-se limitada aos lugares disponíveis.
|
Visita
(IN)COMUM AO MNMC
Sexta-feira, 21 de março | 14h00-16h00
|
Integrada na vertente prática do Seminário em História da Arte: Comunicação e Programação do Mestrado em História da Arte e Património da Faculdade de Letras da universidade de Coimbra (FLUC), cinco estudantes desafiam-se e convidam o público a descobrir cinco objetos relacionados com os seus temas de investigação, nas coleções de escultura, ourivesaria e cerâmica do MNMC.
Mediante inscrição até ao dia 19 de março: mestrado.historiadaarte.fluc@gmail.com
|
Teatro
NO FUNDO DO MAR
Domingo, 23 de março | 11h00 e 16h00
|
Espetáculo tridimensional onde as crianças emergem nas profundezas do oceano e cada animal marinho transmite diferentes sensações causando as mais variadas reações. Este espetáculo visa também alertar para problemas ambientais, como a poluição do mar causada pelo ser humano.
Interpretação: Tiago Duarte
Produção: Estação das Letras
Classificação etária: para todas as idades
Duração: 45 minutos
Inscrições obrigatórias: 964 090 165
|
Nos bastidores do MNMC...
GABINETE DE INVESTIGAÇÃO
|
A funcionar desde 21 de fevereiro, o novo Gabinete de Investigação (GI) do MNMC visa reforçar o papel do museu como centro de produção de conhecimento e agente ativo na divulgação dos estudos realizados. Com um espólio composto por recursos bibliográficos e documentais, de assinalável relevância para a história do museu, constituição das primeiras coleções e processos de incorporação, o GI pretende apoiar e estimular o envolvimento de investigadores que se dedicam ao estudo dos edifícios e acervos.
Na abertura recebemos os investigadores Diogo Lemos, Mariana Gaspar, Sara Caetano e Marina Murgeiro que, no âmbito das suas teses académicas, se debruçam sobre diferentes coleções, nas áreas da pintura, têxteis, cerâmica e lavores conventuais femininos.
Assegurando o tratamento e acesso aos fundos à sua guarda, o gabinete está aberto a todos os investigadores e profissionais interessados em estudar a história e os acervos do MNMC, mediante pedido e marcação prévia, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
No âmbito do projeto Mãos no Barro, a exposição de fotografia Modelando formas - no princípio era o gesto da autoria de Jorge Prata segue o programa de itinerância, podendo agora ser vista, no Museu Nacional de Conímbriga, até 28 de março de 2025.
Sobre o projeto...
Desde o registo popular, artesanal e quase contemporâneo dos pratos dos trabalhadores rurais oriundos das beiras, que demandavam as planícies alentejanas em busca de trabalho, até à "Última Ceia" de Hodart, que constitui uma das obras mais importantes da arte renascentista no nosso país, este projeto pretende destacar as potencialidades da produção em barro.
|
Com este objetivo, o MNMC e a Liga de Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro, em parceria com o Plano Nacional das Artes, desafiaram cinco agrupamentos escolares a realizar investigação, nos seus territórios, em torno dos vestígios e memórias do trabalho em barro, que será vertida pelos alunos em produções artísticas, a integrar numa exposição coletiva.
|
|