
Carminho no Festival Fado México em Novembro 2025

O Festival Fado 2025 na América Latina, anuncia a sua primeira data terá início no México, sendo a primeira das dez cidades a receber esta edição especial, que celebra o centenário do nascimento de Carlos Paredes, um dos maiores ícones da música portuguesa. Para esta edição o Festival irá contar a presença da Carminho, dia 4 de novembro, no emblemático Teatro Esperanza Iris, na Cidade do México.
Com um novo disco e diversos reconhecimentos internacionais na bagagem, Carminho regressa à Cidade do México para mais um encontro com o público, após se ter tornado ainda mais conhecida pela sua participação no filme Pobres Criaturas (Poor Things). Em cada concerto, a artista reafirma que “não é preciso falar português para sentir a melancolia do fado”.
Este ano, o Festival Internacional de Fado celebra a sua 15ª edição a nível mundial e a 5ª no México, consolidando-se como um evento que promove e preserva a cultura portuguesa através do fado — uma música enraizada na identidade nacional portuguesa. O festival oferece uma experiência musical imersiva com os maiores nomes do fado e uma reflexão sobre o elo entre a música, a história, a liberdade e a força feminina.
Nesse contexto, Carminho ocupa um lugar central. O fado, diz ela, fala muito de Lisboa e da força das suas mulheres:
“Os poetas comparam muitas vezes o fado à mulher forte. Os homens são representados pelo Tejo, pelos bairros e pelos barcos. Não há muitos géneros musicais que valorizem tanto a mulher como o fado. Para mim, o fado é a forma mais genuína de dizer ‘amo-te’, ‘estou triste’ ou ‘estou feliz’. É a minha expressão mais autêntica. O fado estará sempre comigo — não há como sair dele.”
Além do concerto, o guitarrista André Dias oferecerá uma conferência dedicada à mestria de Carlos Paredes, explorando a sua técnica inovadora, a capacidade de transmitir emoções profundas através da música e o seu impacto duradouro no fado e na cultura portuguesa. Um momento imperdível para os amantes da música tradicional e para os que desejam conhecer mais a fundo o legado deste ícone da guitarra portuguesa.
E contara também com uma Exibição do documentário “Movimentos Perpétuos”, realizado por Edgar Pera. uma homenagem à vida e obra de Carlos Paredes que através de testemunhos, imagens de arquivo e a narração do próprio guitarrista oferece uma visão íntima e comovente da vida e obra do músico.
E com a exposição “asas sobre o mundo” sobre a vida e obra de Carlos Paredes, que incluirá fotografias, documentos, que ilustram o seu percurso pessoal e musical.
As actividades serão realizadas na Universidade Fes Acatlan.
O Centenário de Carlos Paredes resulta da parceria Ministério da Cultura de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa Cultura, através do Museu do Fado.
PROGRAMA - 4 de novembro
10h00 - “Asas sobre o Mundo” - Universidad FES Acatlán - Patio
11h00 - Conferência Carlos Paredes e a Guitarra de Coimbra por André Dias
Auditório Miguel de la Torre Carbó - Universidad FES Acatlán
12h00 - Exibição do documentário “Movimentos Perpétuos”
Auditório Miguel de la Torre Carbó - Universidad FES Acatlán
20h00 - CARMINHO
Teatro Esperanza Iris