18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Vanessa Fernandes

 
Nome Completo: Vanessa de Sousa Fernandes
 
Data de Nascimento: 14 de Setembro de 1985
 
Altura: 168 cm
 
Peso: 57 kg
 
Inicio na Modalidade: 1999
 
Equipa: Sport Lisboa e Benfica
 
Treinadores: Sérgio Santos, António Jourdan e Bruno Salvador
 
 
Do extenso currículo desportivo da atleta, destacamos "apenas":

.: Campeã Nacional de Triatlo
.: Campeã do Mundo de Triatlo Elite Feminina
.: Campeã da Europa de Triatlo Elite Feminina
.: Campeã do Mundo de Duatlo Elite Feminina
.: 8ª Classificada nos Jogos Olímpicos Atenas 2004
 
- A Vanessa é filha de um grande campeão português de ciclismo. O seu gosto pelo desporto deve-o, essencialmente, ao seu pai ou a outras razões externas?

Ele nunca impôs nada. Eu cresci vendo o meu pai a treinar todos os dias, sacrificando-se para conseguir sempre mais e melhor. Para mim praticar desporto era e é algo perfeitamente natural, o meu pai limitou-se a proporcionar os meios para conseguir fazê-lo. Ele apoia-me incondicionalmente, tal como toda a minha família.


- Onde e quando começou a praticar desporto? O triatlo sempre foi a sua modalidade preferida?

Já praticava qualquer uma das três modalidades que compõem o triatlo, por isso em 1999 um amigo do meu pai convenceu-me a participar no Triatlo de Peniche, o meu primeiro triatlo, onde conquistei o 2º lugar da classificação geral feminina. Eu cresci no meio das bicicletas do meu pai, acho que mesmo que quisesse não ia conseguir escapar ao bichinho do desporto. Depois os meus pais quiseram proporcionar-me a hipótese de experimentar outras modalidades como, o atletismo e a natação. O gosto pela modalidade foi surgindo naturalmente.


- Na sua opinião, o que mudou no triatlo, desde que começou a competir? Concorda com a forma como são feitos os reconhecimento e acompanhamento dos atletas mais promissores?

A Federação tem feito um excelente trabalho de detecção de talentos, muitos dos atletas da nova geração surgiram desse programa. Não só eu mas os meus colegas de equipa como o Bruno pais e o Lino Barruncho penso que contribuímos um pouco para o aumento da notoriedade da modalidade o que leva a aumentar o numero de praticantes.


- Que características considera indispensáveis para se ser um(a) triatleta entre a “alta roda” mundial?

Acreditar no que se gosta e ser bom. Ser bom contudo não basta, temos que trabalhar muito e estar focados nos nossos objectivos.


- Não se sente desgastada por, durante grande parte da época, estar sempre em trânsito para algum dos quatro canto do planeta, em qualquer um dos continentes? Que prejuízos para a vida familiar traz o facto de ser atleta de alta competição?
Sinto muito a falta da minha família e dos meus amigos, mas o telefone ajuda a minimizar as saudades, o desgaste é parte da minha profissão, tem que ser por isso tem que se fazer, não há volta a dar.

- Nesta fase de preparação / início de época, qual o seu volume de treino e que cuidados especiais tem com a alimentação?

Estamos numa fase de muita carga, as provas vão começar em Março, faltam apenas 6 meses para os jogos.

- O facto de se ter transferido para o SL Benfica, na prática, o que significou para si? Que mudanças provocou?

Estar no Benfica era um sonho que sempre tive, tal como meu pai foi atleta do Benfica eu adora estar lá, Tratam-me muito bem e sinto-me muito acarinhada por todos.


- A Vanessa é, ainda, bastante jovem. É quase imbatível em Taças do Mundo, já ganhou os mais importantes campeonatos. Se, em Pequim, se sagrar campeã olímpica, que outros objectivos terá para a sua carreira? A mudança de modalidade (atletismo ou ciclismo, por exemplo), encontra-se nas suas cogitações?

Os objectivos não acabam nunca na vida, deixar de ter objectivos é morrer. Depois dos Jogos outros virão, mais Jogos, mais Taças do Mundo, tantas coisas para se fazer.

- Que conselhos daria a um(a) jovem que se queira iniciar na prática do triatlo?

Que procurem a ajuda de uma escola de formação que os oriente e que como em qualquer desporto só façam se estiverem bem e felizes, obrigados não.



 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:42:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...