17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

É já esta semana, o inicio do Festival Internacional Balões de Ar Quente

Esta sexta feira, arranca o Festival Internacional Balões de Ar Quente
 
De 4 a 13 de Novembro de 2022 venha assistir à 25ª Edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente
Venha voar em balão de ar quente durante a semana do evento, mediante a aquisição de uma pulseira solidária
Assista também, gratuitamente, ao Night Glow: espetáculo de luz, cor e som, cujas chamas dos queimadores são libertadas ao ritmo da música 
A organização fica a cargo da Publibalão (em cooperação com o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo), a empresa pioneira do balonismo em Portugal
 
A 25ª Edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ), arranca já esta sexta feira, dia 4 de Novembro com um espetáculo de Night Glow gratuito pelas 19h30 em Nisa. 
 
Entre o dia 4 e 13 de Novembro poderá participar e assistir a várias atividades no FIBAQ, tais como:
 
Assistir aos voos em balão de ar quente - uma paisagem colorida repleta de Balões de Ar Quente a sobrevoar as localidades aderentes ao evento (Alter do Chão, Benavila, Borba, Fronteira, Monforte, Nisa, Montargil, Ponte de Sor e Vila Viçosa) 
Voar em balão de ar quente - mediante inscrição prévia de acesso às pulseiras solidárias
Assistir ao espetáculo de Night Glow, onde as chamas dos queimadores se coordenam ao ritmo da música e iluminam os seus coloridos balões no dia 4 em Nisa, no dia 9 em Alter do Chão e 12 de Novembro em Ponte de Sor. Todos pelas 19h30. 
Durante a semana do evento, e sempre que a meteorologia o permita, o festival promete 15 sessões de voos com cerca de 40 balões de ar quente e 3 sessões de espetáculos de Night Glow com a participação de equipas de diversas nacionalidades como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Itália e Marrocos.
 
Como voar em balão de ar quente, durante o Festival Internacional balões de ar quente:
 
Ler as Regras e Informações FIBAQ 2022, presentes na página oficial do evento
Inscrever-se na página oficial do evento - https://publibalao.com/eventos/fibaq-2022/ - no campo "Pulseiras Solidárias"
Escolher o voo que pretende, mediante a disponibilidade (maioritariamente 2 voos por dia - 7h00 e 14h30) 
Efetuar o donativo, no valor de 70€, às associações que o festival apoia em 2022, como os Bombeiros Voluntários de Alter do Chão, Borba, Fronteira, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Vila Viçosa e, a Coração Delta, conforme indicado no e-mail de pré-reserva enviado ao inscrito
Dirigir-se no dia, hora e local indicado - nesse momento, e caso as condições meteorológicas permitam o voo, receberá a sua pulseira solidária e será distribuído para os balões de ar quente
NOTA: as inscrições são individuais e só permitem o acesso a maiores de 12 anos. Todos os menores de idade só poderão voar na companhia de um adulto responsável pelas mesmas (ambos terão de ter inscrição efetuada)
 
Todas as atividades do evento estão sempre condicionadas pela meteorologia do dia.
 
Na 25ª Edição, o FIBAQ passará pelos Municípios de  Alter do Chão, Borba, Fronteira, Nisa, Monforte, Ponte de Sor e Vila Viçosa. A Fundação Abreu Callado, em Benavila, também fará parte da rota do evento em 2022.
 
O que é o Night Glow? 
- O Night Glow é considerado um dos momentos mais esperados em qualquer festival de balões de ar quente. Trata-se de um espetáculo noturno de luz, cor e som, cujas chamas dos queimadores dos balões são libertadas ao ritmo da música.
- É um espetáculo dinâmico coordenado pela organização, cujos pilotos de 8 países diferentes exibem os seus coloridos balões. 
- Este espetáculo é gratuito e não é necessária inscrição, sendo que o público poderá assistir na plateia. 
- A realização deste espetáculo está condicionado pela meteorologia do dia. 
 
O Festival Internacional Balões de Ar Quente conta com a parceria das seguintes entidades:
Câmara Municipal de Alter do Chão
Câmara Municipal de Borba
Câmara Municipal de Fronteira
Câmara Municipal de Monforte
Câmara Municipal de Nisa
Câmara Municipal de Ponte de Sor
Câmara Municipal de Vila Viçosa
Fidelidade – Loja Olivais
Cavok.pt 
Fundação Abreu Callado
AmatosCar
Isuzu
Delta Cafés
Oz Energia
 
Sobre o Festival Internacional Balões de Ar Quente
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997.
É anualmente organizado pela Publibalão (e coorganizado, pelo nono ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo) que, após 24 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa.
Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos e dar a conhecer Portugal como um destino turístico de excelência para a prática do balonismo.
  
Sobre a Publibalão
A Publibalão foi fundada em 1994 e foi a primeira empresa a operar na área do balonismo. É uma empresa acreditada e em constante empreendimento nas áreas adjacentes ao balonismo (desporto, lazer, eventos de promoção e formação). O CEO é Aníbal Soares, piloto desde 1992, foi o primeiro piloto em Balão de Ar Quente a operar em Portugal, Presidente da Comissão Técnica de Balonismo da FPA, licença de piloto de balão de ar quente emitida pela ANAC com qualificação de Instrutor e Examinador EASA, desde 1999, CAA Inglesa e licença de piloto de balão de ar quente com qualificação de instrutor e examinador EASA, emitida pela IGAC Francesa desde 1998, e licença FAI emitida pela Federação Portuguesa de Aeronáutica. É responsável pela formação de mais 90% dos pilotos em Balão de Ar Quente em Portugal. Sagrou-se vencedor de duas Taças de Portugal, quatro Travessias a Portugal e uma Ibérica em Balões de Ar Quente.
A Publibalão conta com a realização de mais de 5000 voos em território nacional e internacional. É a empresa que organiza o Festival Internacional de Balões de Ar Quente e o Campeonato Ibérico de Balonismo.
 
Sobre o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo
 O Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, é a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.
Para além da formação de pilotos, o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo pretende ministrar estágios de aperfeiçoamento para equipas de resgate e dar a conhecer ao público esta atividade.
É sobretudo um projeto que pretende dinamizar a atividade de balonismo, criando sinergias que permitam desmistificar a ideia complexa de voar num balão de ar quente.
 

Periodicidade Diária

sábado, 28 de janeiro de 2023 – 12:37:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...