18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Air Race World Championship 2015: Britânico dominou no arranque da competição

Repetindo o triunfo do ano passado, o britânico Paul Bonhomme dominou na etapa de abertura da Red Bull Air Race World Championship. A ação decorreu no último fim-de-semana sobre as águas azul turquesa do golfo, num clássico que levou a Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, a elite da aviação desportiva. Os ventos fortes e as elevadas temperaturas foram os principais obstáculos na etapa de abertura.

 

Autêntica lenda da aviação desportiva, o britânico Paul Bonhomme voltou a brilhar na abertura da temporada a Red Bull Air Race World Championship, vencendo pelo segundo ano consecutivo e pela quarta vez na sua carreira no traçado montado sobre as águas azul turquesa do golfo arábico. Derrotando na meia final o seu compatriota e atual Campeão do Mundo Nigel Lamb, Bonhomme acabou por se impor na final ao australiano Matt Hall. O canadiano Pete McLeod encerrou o pódio desta primeira etapa da competição que passa em 2015 a ser reconhecida com o estatuto oficial de Campeonato do Mundo de Corridas Aéreas da Federação Internacional de Aeronáutica (FAI).

 

Com uma experiência de 35 anos repartida entre os gigantescos aviões comerciais da British Airways e os mais ágeis e competitivos aviões acrobáticos,Bonhomme mostrou nesta aberturada Red Bull Air Race estar no seu melhor nível - honrando assim os títulos conquistados nas épocas de 2009 e 2010. A etapa árabe é um clássico que venceu pela segunda vez consecutiva num ambiente onde os ventos fortes e imprevistos e as elevadas temperaturas constituem os principais obstáculos à prestação de máquinas e pilotos: “Este foi um fim-de-semana bastante trabalhoso. A nossa equipa tem de facto muita experiência e penso que por isso conseguimos sair mais rápido do que as outras equipas”.

 

Apostando em tecnologia revolucionária(winglets de 750mm de altura),o australiano MattHall terminou coladoa Bonhomme, igualando deste modo o seu melhor resultado de sempre: “Fico feliz por ter terminado no pódio mas ao mesmo tempo é um pouco frustrante terminar tão próximo do primeiro lugar. Foram apenas 81 centésimos de segundo que nos separaram, o que equivale ao comprimento de um avião!”.

 

Um total de 14 pilotos de 11 países alinharam nesta etapa de abertura da Red Bull Air Race World Championship, uma tradição que se mantém já há oito edições. Para a segunda etapa - agendada para 16 a 18 de maio - o circo da F1 dos céus viaja pela primeira vez na sua história até ao Japão. Chiba, a cerca de 40 quilómetros a sudeste de Tóquio, é assim o destino que se segue.

 

 

RESULTADOS:  1. Paul Bonhomme (GBR), 2. Matt Hall  (AUS), 3. Pete McLeod (CAN), 4. Hannes Arch (AUT), 5. Nigel Lamb (GBR), 6. Yoshihide Muroya (JPN), 7. Peter Besenyei (HUN), 8. Nicolas Ivanoff (FRA), 9. Matthias Dolderer (GER), 10. Martin Sonka (CZE). 11. Francois Le Vot (FRA), 12. Michael Goulian (EUA), 13. Juan Velarde (ESP), 14. Kirby Chambliss (EUA)


 

RANKING: 1. Bonhomme (12 pontos), 2. Hall (9 pts), 3. McLeod (7 pts), 4. Arch (5 pts), 5. Lamb (4 pts), 6. Muroya (3 pts), 7. Besenyei (2 pts), 8. Ivanoff (1 pt), 9. Dolderer, 10. Sonka, 11. Le Vot, 12. Goulian, 13. Velarde, 14. Chambliss

 

CALENDÁRIO2015


Emiratos Árabes Unidos  Abu Dhabi | 13 e 14 fevereiro
Japão  Chiba| 16 a 18 maio
Rússia  Sochi | 30 e 31 maio
Hungria  Budapeste | 4 e 5 julho
Grã-Bretanha  Ascot | 15 e 16 agosto

Áustria  Spielberg| 5 e 6 setembro
Estados Unidos da América  Fort Worth - Texas | 26 e 27 setembro
Estados Unidos da América  Las Vegas | 17 e 18 outubro

 

Créditos fotográficos

Predrag Vuckovic | Red Bull Contentpool

Joerg Mitter | Red Bull Contentpool

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 19:02:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...