18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Encontro Nacional de Minis e Bambis: Chegaram ao fim quatro dias de sonho na Beira Alta

Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel acolheram o último dia de competição com dezenas de jogos pelos nove pavilhões onde entraram em campo mais de 1.000 participantes; Festa da despedida decorreu no Multiusos de Pinhel.
Este domingo foi o último dia de competição, nos municípios do interior de Portugal e o destaque vai para a Cidade Falcão, que do alto do seu Castelo viu o andebol pintar o Município, nos últimos quatro dias, e a pouco mais de um mês de celebrar 254 anos de existência. Esta cidade, juntamente com outros três organizadores regionais – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda – levaram a cabo quatro dias de competição e diversão para os mais pequenos, neste Encontro Nacional de Minis e Bambis, que não é nada mais nada menos do que um Festival de Andebol para as camadas mais jovens, que dão agora os primeiros passos na modalidade, com mais de 220 jogos.
 
Em Pinhel, foram 30 equipas que estiveram em campo nestes últimos dias, provenientes de 11 clubes de todos os pontos do país e esta cidade – à imagem das coorganizadoras – também apresentou uma equipa que participou nesta edição de 2024 do Encontro Nacional de Minis e Bambis mostrando o fomento da modalidade na região.
 
Após cinco anos, o Encontro Nacional de Minis e Bambis voltou a passar pela Beira Alta – depois de Guarda em 2019 -, numa prova onde participaram mais de 1.000 crianças, que ficaram distribuídas em quatro municípios e jogaram em nove pavilhões e, acima de tudo, deram os primeiros passos num Torneio Nacional mostrando que o andebol também é coesão.
 
Na cidade Falcão os jogos começaram cedo – no Pavilhão Multiusos de Pinhel, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Pavilhão da Escola Básica do 2.º Ciclo de Pinhel – e decorreram até ao final da manhã naquela que foi a despedida dos mais pequenos desta localidade e, desta vez, não houve espaço para atividades paralelas mas sim para a grande Cerimónia de Encerramento onde todos participaram.
 
Este encerramento concentrou todos os participantes no Pavilhão Multiusos de Pinhel, num autêntico espectro de cores, com os 39 clubes presentes a receberem as suas medalhas de participação e, ainda, uma lembrança a todas as equipas para guardarem para sempre na memória este Encontro Nacional de Minis e Bambis que marca o início da sua caminha no andebol. Houve ainda espaço para a atribuição dos “Prémios Fair Play“ para o CD Feirense no género masculino e para o CA São Félix da Marinha, em femininos.
 
Este encerramento concentrou todos os participantes no Pavilhão Multiusos de Pinhel, num autêntico espectro de cores, com os 39 clubes presentes a receberem as suas medalhas de participação e, ainda, uma lembrança a todas as equipas para guardarem para sempre na memória este Encontro Nacional de Minis e Bambis que marca o início da sua caminha no andebol. Houve ainda espaço para a atribuição dos “Prémios Fair Play“ para o CD Feirense no género masculino e para o CA São Félix da Marinha, em femininos.
 
Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, acredita que os municípios estiveram à altura do desafio lançado pela Federação de Andebol de Portugal: “Queria dar uma palavra muito especial à Federação de Andebol de Portugal porque aquilo que tem demonstrado a todo o país e a quem manda no país é que, de facto, é assim que as coisas têm que funcionar. Tem tido a coragem de trazer estes eventos para o interior do país e tem confiado nas outras Câmaras Municipais para além da nossa [Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e da Mêda] porque, de facto, só juntos é que conseguimos concretizar o que para nós sempre foi um desejo. Espero que tenhamos estado à altura daquilo que eram as expectativas da Federação.”
 
Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, deixou um agradecimento aos quatro Município pelo acolhimento e pelo sucesso deste evento: “Queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos aos municípios envolvidos pela forma exemplar como souberam acolher todos os participantes. O sucesso deste evento deve-se em grande parte ao empenho e hospitalidade demonstrados por Pinhel, Mêda, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, que proporcionaram um ambiente acolhedor e vibrante para todos. A Federação de Andebol de Portugal mantém um compromisso constante com a ocupação territorial da modalidade e vê neste evento uma excelente oportunidade para promover o andebol em regiões menos centrais. Durante quatro dias intensos, realizaram-se 225 jogos, acompanhados de diversas atividades lúdicas que garantiram muita animação. Destacamos também o momento especial em que todos assistimos juntos ao jogo de futebol da nossa Seleção, fortalecendo ainda mais o espírito de união entre os participantes. A sustentabilidade foi um dos pilares deste encontro, em parceria com a Água Monchique, conseguimos evitar a produção de lixo plástico equivalente a 5.400 garrafas, substituindo-as por ecopacks de cartão reciclado, o que permitiu aos atletas o refill das suas próprias garrafas. Agradecemos a todos os participantes, desde os jovens atletas, às equipas técnicas, aos jovens árbitros e às famílias que os acompanharam, pelo seu entusiasmo e colaboração. Desejamos a todos um bom regresso a casa e esperamos reencontrar-vos no próximo ano para mais uma celebração do andebol e da amizade.”
 
O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, também passou por este Encontro Nacional de Minis e Bambis na passada sexta-feira, mostrando satisfação por ver milhares de crianças envolvidas na prática desportiva, que é um dos objetivos do Governo: “A Federação de Andebol de Portugal com a parceria com estas autarquias – de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel – que decidiram organizar este encontro que acaba por ser um Festival para as crianças e que proporciona a todos eles uma deslocação para um território que a maioria deles não conhece, provavelmente que não visitaram e, não só a eles, como aos seus familiares. Isto é uma forma de promoção do desporto, da prática desportiva e estão de parabéns os promotores desta iniciativa, que nos permite encontrar espaços e momentos adequados para conseguir atrair novos praticantes e para estimular as crianças a praticar desporto num ambiente como este que é excecional.”
 
O Encontro Nacional de Minis e Bambis aconteceu de 4 a 7 de julho e contou com a participação de mais de 1.000 crianças em quatro localidades em simultâneo – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda – num evento de grande dimensão nacional, com a presença de vários membros da Federação de Andebol de Portugal e, ainda, de elementos da Federação Europeia de Andebol.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de julho de 2024 – 21:20:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...