18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amora recebe edição centenária dos Nacionais de Corta-Mato

 
A cidade de Amora prepara-se para receber, no dia 26 de novembro, a 100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, a mais antiga competição de atletismo organizada em Portugal.
 
Assim, a edição que comemora esta data centenária da criação dos Nacionais de Corta-Mato terá lugar na Cidade de Amora, no mesmo local em que se realizou no ano de 2022, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, da Junta de Freguesia de Amora e da Associação de Atletismo de Setúbal.
 
Esta edição centenária decorrerá num concelho histórico (em novembro de 2023 comemora os 187 anos da entrega do foral por parte de D. Maria II) também para a modalidade e para o desporto. De facto, o município do Seixal tem várias iniciativas com ligação à modalidade, das quais destacamos a Seixalíada (que terá a sua 40ª edição), o Troféu de Atletismo (34ª edição) e o Corta-Mato Cidade de Amora (33ª edição). Daqui é originária a campeã mundial de 1500 metros de 1997, Carla Sacramento, que dá nome ao Complexo Desportivo mais antigo do Distrito de Setúbal, e que se sagrou campeã nacional de corta-mato em três ocasiões.
 
Em conjunto com a autarquia, a Federação Portuguesa de Atletismo tem preparado um conjunto de iniciativas para a promoção e divulgação da modalidade, especialmente nesta variante, com base no testemunho histórico dos factos e dos protagonistas.
 
Os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato tiveram a sua estreia em maio de 1911, em Lisboa, com participação de 48 atletas, em representação de oito clubes. Em 2022, registaram-se as participações de 2025 atletas, com registo de 133 clubes. 
 
Foram vencedores das principais provas os atletas Samuel Barata (Benfica) e Mariana Machado (Sporting de Braga).
 
Para dar mais ênfase à edição centenária dos Nacionais de Corta-Mato, a organização garantiu ainda que a competição tenha transmissão em direto através dos canais da RTP.
 
«É com muita satisfação e orgulho que recebemos na Cidade de Amora a 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato. Este evento, que resulta da uma união de vontades e da parceria entre as várias entidades, irá trazer novamente ao concelho do Seixal centenas de atletas numa prova nacional histórica. A valorização e dinamização da prática desportiva popular e da formação de crianças e jovens tem sido sempre apoiada pela Câmara Municipal do Seixal que, em simultâneo, impulsiona essa prática desportiva com a criação de boas condições e equipamentos para o desenvolvimento de diversas modalidades e, em concreto, do atletismo. A realização dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato no concelho do Seixal vêm confirmar que, aqui, fazemos jus ao lema «Desporto para Todos», salienta Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de julho de 2024 – 19:22:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...