18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonatos Nacionais de Estrada 2023

É já no domingo que se realizam os Campeonatos Nacionais de Estrada relativo à época de 2022/23. Viana do Castelo, e a Corrida da Ponte, acolhem a 30ª edição dos Campeonatos, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
 
A competição, que inclui também os nacionais de estrada da ANAV (veteranos) e de desporto adaptado, tem cerca de um milhar de inscritos, destacando-se entre eles todos os atletas que subiram aos pódios absolutos na 29ª edição que também se realizou no Minho, em Joane. Assim, Rui Pinto (Sporting), Bernardo Rocha (Salgueiros) e Lucas da Silva (Sporting) voltam a lutar pelo título de campeão de Portugal, sendo que Rui Pinto já o conseguiu em duas ocasiões, ao invés dos seus adversários.
 
Em femininos, também o pódio de 2022 se encontra entre as inscritas e partem de novo como favoritas para chegaram às posições cimeiras, sendo que todas elas, Solange Jesus (Feirense), Ana Mafalda Ferreira (Sporting) e Catarina Ribeiro (Sporting), podem conseguir o segundo título das suas carreiras. Contudo, há outros nomes a ter em conta para chegarem nas posições de topo, como Jessica Augusto, Mariana Machado, Lia Lemos todas do Sporting de Braga. Susana Cunha (Águeda), Sara Moreira e Susana Godinho (ambas do Feirense) são nomes que, habitualmente, lutam pelo top-10.
 
Contudo, ainda no campo individual, duas atletas estrangeiras constam nas inscrições e podem lutar pelos lugares cimeiros a etíope Meselu Kahsay (Sporting de Braga) e a queniana Fancy Cherono (Sporting), uma vez que estes campeonatos também atribuem títulos coletivos, podendo pontuar um atleta estrangeiro por clube. Assim, a luta pelo título coletivo em femininos está em aberto para as equipas do Sporting, Recreio de Águeda e Feirense, os três primeiros em 2022, e o Sporting de Braga.
 
Em masculinos, os dois primeiros do ano passado; Sporting, Sporting de Braga voltam a apresentar-se coletivamente, mas o Recreio de Águeda (terceiro em 2022) apenas tem um atleta, pelo que tudo está em aberto para um pódio renovado em Viana do Castelo.
 
No historial da competição, em masculinos, a equipa da Conforlimpa é quem tem maior número de títulos (11), à frente de Benfica (7) e Sporting (5). Individualmente, Eduardo Henriques conta com cinco títulos (obtidos em três clubes diferentes: Maratona, Gémeos Castro e Conforlimpa), seguido de Luís Jesus e Rui Pedro Silva (ambos com três).
 
Em femininos, o clube mais campeão é o Maratona, com 13 triunfos, seguido de Sporting (6) e Sporting de braga (5). Individualmente, as mais campeãs são Dulce Félix (cinco títulos em dois clubes: Maratona e Benfica) e Inês Monteiro (cinco títulos em três clubes: JOMA, Maratona e Sporting), seguidas de Jessica Augusto e Sara Moreira (três títulos cada).
 
Os Campeonatos Nacionais de Estrada têm a primeira partida (femininos) marcada para as 10h10 do próximo domingo (24 de setembro), com a segunda partida a ser dada às 10h30 (masculinos), sendo que esta comporta três zonas de partida para os diversos níveis dos atletas inscritos.
 
Foto: (arquivo) FPA
 

Periodicidade Diária

sábado, 2 de dezembro de 2023 – 09:41:59

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

Évora Meia Maratona 2023
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...