A edição 2024/2025 dos Campeonatos de Portugal de Maratona decorreu hoje, 3 de novembro, integrada na 20.ª EDP Maratona do Porto, com os triunfos dos atletas Nuno Lopes, do 3 Santos Populares, e de Laura Grilo, do Clube Praças da Armada.
Numa prova totalmente dominada pelos atletas africanos, que estiveram sempre na frente, destacando-se nos quilómetros finais o ugandês Abel Chelangat, que conseguiu triunfar com a marca de 2h10m02s. Mais atrás, os atletas portugueses estavam a lutar pelo título nacional e no pódio dos Campeonatos ficaram os três portugueses que se classificaram no top-10 da competição, com destaque para Nuno Lopes, do 3 Santos Populares, que terminou a sua sétima maratona com a marca de 2h20m29s (8.º na Maratona do Porto), para o seu primeiro título nacional em maratona. Uma excelente classificação para um atleta que na época passada subiu ao pódio do nacional de estrada em meia-maratona.
Depois dele chegou Carlos Costa, do Vizela Corre, que cortou a meta com a marca de 2h21m24s, com o algarvio João Fernandes (Areias de S. João) a conseguir o terceiro lugar do pódio nacional (10º na Maratona do Porto), com a marca de 2h22m07s.
Na prova feminina, em que a queniana Naom Jebet correu sempre isolada das restantes, mas com um bom grupo de portugueses que foram marcando o ritmo à africana, que venceu a prova em 2h30m00s, com mais de 10 minutos de vantagem sobre a segunda classificada, a sua compatriota Peniah Jerop (2:40.09), as atletas portuguesas lutavam pelo título nacional e no final da prova, a mais forte foi Laura Grilo, do Clube Praças da Armada, que venceu em 2h54m08s. Laura Grilo (atleta veterana, F40) ficou a dois segundo do seu recorde pessoal e, há menos de um mês (6 de outubro), já fora a melhor portuguesa na Maratona de Lisboa.
Subiram ao pódio feminino, as atletas Patrícia Carreira, do CD Espite, com a marca de 3:01.12 (atleta que em 2015 foi terceira na Maratona de Badajoz, com 2:55.20), e Elisabete Nunes (veterana F50), do SC Salgueiros, com 3:14.09.
Também subiu ao pódio, o campeão de Portugal de Maratona no atletismo adaptado, o atleta Ricardo Rodrigues, do Team El Comandante (T46, deficiência motora, membros superiores), que cortou a meta em 3h14m31s.
Os resultados oficiais da 20ª EDP Maratona do Porto serão publicados na página oficial da competição, enquanto os resultados oficiais dos Campeonatos de Portugal de Maratona estão divulgados no portal FPA Competições.
Fotos: Eduardo Castro / FPA