18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Os melhores marchadores competiram em Rio Maior

Realizou-se no sábado, dia 11 de maio de 2024, a 31.ª Edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, prova que integra o restrito grupo do World Race Walking Tour da World Athletics, na categoria máxima de Gold Level RW Event.
 
Este ano o evento integrou também a 39.ª Edição do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, resultando num acréscimo de competitividade geral com a presença de muitos dos melhores atletas nacionais.
 
Nas competições principais alinharam mais de 60 marchadores, oriundos de 11 países. Com as provas de promoção, no total, estiveram em competição cerca de 130 atletas, em mais uma edição que fica para a história da marcha nacional e internacional.
 
Nas provas de 20 kms internacionais, os vencedores foram Kimberly Garcia, do Peru, e o equatoriano Brian Daniel Pintado. Cada um destes atletas já venceu por três vezes esta competição! A completar o pódio masculino, no segundo lugar ficou César Rodriguez, do Peru, e Marc Tur, de Espanha. O pódio feminino ficou completo com o segundo lugar de Alejandra Ortega, do México, e Érica Sena, do Brasil.
 
Alguns destes atletas praticamente acabaram por competir em casa, pois desde há vários meses que escolheram o Rio Maior Sports Centre como local base de preparação para as grandes competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris.
 
Os melhores portugueses, na competição feminina, foram Vitória Oliveira, seguida da riomaiorense Inês Mendes e Carolina Costa e na competição masculina o pódio dos melhores portugueses foi para Tiago Ramos, João Olim e Tiago Sucena.
 
Na prova Légua de Promoção (5 km), a vencedora foi a riomaiorense e veterana Vera Santos. Recorde-se que a Vera Santos tem no seu palmarés duas vitórias na competição principal, nos anos de 2010 e 2014.
 
Na prova do Campeonato Nacional de Marcha, Vitória Oliveira e Tiago Ramos sagraram-se campeões nacionais nos 20 km estrada. Em femininos, no segundo lugar ficou a riomaiorense Inês Mendes, com a marca de 1:34.21, com um novo recorde pessoal, que se sagrou campeã nacional sub-23.  Por equipas venceram o SL Benfica, em femininos, e o ACR Senhora do Desterro, em masculinos.
 
O evento deste ano voltou a contar com a animação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, seguida de um colorido desfile de bandeiras, representando os países com atletas inscritos na prova.
 
Antes das provas principais realizou-se ainda uma homenagem, promovida pela Comissão de Atletas Olímpicos, à ex-atleta de Rio Maior, Inês Henriques. Contando, com a presença do canoista, Emanuel Silva, que nos Jogos Olímpicos de Londres, conquistou uma medalha de prata.
 
Para toda a população de Rio Maior, ao longo do dia, realizaram-se uma série de atividades no Jardim Municipal 25 de Abril, com workshops, pilates e muitas outras iniciativas que combinam a atividade física e o lazer. A equipa de técnicos do programa Mais Desporto, Mais Saúde Rio Maior proporcionou aos riomaiorenses um dia cheio de atividades.
 
Este evento foi uma co-organização entre o Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 10:46:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...