18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nacionais de Clubes apresentados em Viana do Castelo

 
O Salão Nobre do Município de Viana do Castelo recebeu na tarde de hoje (20 de julho) a apresentação pública dos Campeonatos Nacionais de Clubes, que se realizam no próximo fim-de-semana
 
Será a 85ª edição das finais de clubes, este ano com as I, II e III divisões, que ocuparão o espaço da pista Municipal Manuela Machado e do Jardim da Marina (provas de lançamento do peso, de salto em comprimento e triplo-salto)
 
Para o presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, “esta é uma oportunidade de grande valia e esperamos que possa passar a ideia de que esta prova terá participação na pista e também no espaço público, o que poderá chegar mais ao público”.
Por parte da modalidade, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, expressou o “agradecimento ao município por acolherem tão bem as competições de atletismo, agora integrado na Cidade Europeia do Desporto, iniciativa muito dinâmica, para a qual o atletismo tem agora a sua vez, com a realização dos nacionais de clubes, com um conjunto de 31 clubes, com 48 equipas, que evoluirão nas provas programadas na pista e no jardim”.
 
Continuando, Jorge Vieira refere que o “atletismo não está cá por Viana do Castelo ser cidade de desporto, mas sim por reconhecermos o esforço na requalificação e apetrechamento da pista, sendo as provas no jardim um momento de divulgação e promoção como se faz noutras competições, nomeadamente em Campeonatos da Europa”.
 
“O esforço na requalificação e apetrechamento da pista, a melhoria dos acessos, aumenta as condições do estádio para podermos realizar aqui provas deste nível superior. O Nacional de juniores aqui realizado no ano passado foi um exemplo para a capacidade organizativa do Município e da Associação, essencial para que pudéssemos ter grandes competições. Assim, reitero o agradecimento e reconhecimento pelo serviço prestado à modalidade, que praticamente fundou o desporto em Portugal, que é uma modalidade de topo em todo o Mundo e também é a modalidade de topo em Portugal, a única que tem cinco campeões olímpicos”, argumentou Jorge Vieira, realçando a novidade de provas na rua, no jardim público, a aproximar as pessoas da modalidade e promovendo depois a ida aos estádios.
“Para isso teremos alguns dos melhores atletas nacionais, como a atleta do Sporting Clube de Portugal, Claúdia Ferreira, que fez parte da equipa nacional presidente no Campeonato da Europa de Equipas, que no lançamento do dardo bateu o seu recorde pessoal. É uma atleta inteiramente desenvolvida Viana do Castelo, também dos apoios firmados pela CMVC em apoio aos melhores atletas”, concluiu.
 
Por parte do Município, que tinha também a presença do vereador desporto, Ricardo Rego, seu presidente, Luís Nobre, afirmou “ser difícil acrescentar algo às palavras do presidente da FPA, de qualquer das formas, é bom ter aqui uma competição deste nível, e reconhecemos aqui a presença da atleta Cláudia Ferreira, valorizando o empenho e trabalho dos clubes para a divulgação promoção e desenvolvimento do desporto”.
Quanto à competição, “é fruto do trabalho que vamos fazendo dia a dia, para que o percurso seja sempre mais fácil para os praticantes. Há momentos em que temos de tomar decisões e esta foi uma decisão tomada com consciência de que era um grande desafio, que aceitámos de bom grado. Numa sequência de dinamismo e que pretendemos continuar”, referiu, adiantando que “queremos reinterpretar o complexo da pista Manuela Machado e pretendemos que aquele complexo seja a cidade do desporto de Viana do Castelo. Ultrapassámos a primeira fase, a conversa para aquisição dos terrenos envolventes, para podermos implementar as estruturas que pretendemos para fazer a maior ligação ao desporto, que seja um ponto de inclusão e uma oportunidade para os cidadãos poderem praticar desporto”.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 04:55:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...