Diário de Paris – dia 3: A jornada da manhã concentrava as atenções na qualificação do salto com vara dos Jogos Olímpicos Paris’2024, onde se estreava Pedro Buaró.
O recordista nacional competiu no grupo B e passou 5,40 metros à segunda tentativa. Num grupo com muitos derrubes, Buaró tentou passar os 5,60 metros, mas não conseguiu, tal e qual como o vice-campeão olímpico, o norte-americano Chris Nilsen. O português (26.º) até terminou à frente de Nilsen (27.º).
No final, muito tempo depois de ter terminado, Pedro Buaró compareceu na zona mista e admitiu que “foi duro, estou um bocadinho desiludido, claro que queria mais, mas foi o possível hoje. Dei tudo de mim, fiz o possível e impossível para chegar mais longe, mas na verdade não estava nas melhores condições, não conseguia correr rápido, meter as varas e foi este o resultado”, afirmou Buaró, que não se deslumbrou de estar com atletas campeões mundiais e olímpicos com quem já competiu, “isso é ainda mais motivante, estar aqui com estes atletas e com tanta gente a apoiar. Só tenho pena de não ter corrido bem”.
Portugueses no quarto dia do atletismo
A jornada da manhã, do quarto dia dos atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, tem dois portugueses em competição. A primeira é a velocista Lorene Bazolo. Depois da sua presença nos 100 metros, a recordista nacional enfrenta o segundo dos seus trabalhos, repetindo Tóquio, onde também esteve nas duas provas. Lorene corre na primeira das séries, logo às 10h55 (9h55 em Lisboa). As três primeiras de cada série avançam para as meias-finais, as restantes terão outra hipótese, na repescagem, no dia seguinte.
Mais tarde é a vez da primeira ronda dos 400 metros barreiras e será a vez da estreia de Fatoumata Diallo. A recém recordista de Portugal corre na primeira das séries e tem como melhor marca 54,65 segundos. Passam às as meias-finais as três primeiras de cada série e as quatro mais velozes seguintes. Todas as outras terão também uma repescagem.
Na jornada da tarde mais dois portugueses. O primeiro será o recordista de Portugal dos 400 metros, João Coelho. Na primeira ronda da volta à pista, o português, que este ano tem como melhor marca 45,36 segundos, estará na sexta série, às 19h45, hora local (menos uma hora em Lisboa). Passam às meias-finais os três primeiros de cada série. Os restantes avançam para uma repescagem.
Finalmente, Isaac Nader regressa à pista púrpura (às 21h10, hora de Paris), para participar nas meias-finais dos 1500 metros. Os seis primeiros de cada meia-final avançam para a final.