As Nações Unidas declararam a data de 3 de dezembro como o Dia Internacional de Pessoa com Deficiência, com o objetivo de envolver e sensibilizar a população mundial para a defesa dos direitos fundamentais, a promoção da qualidade de vida e a segurança das pessoas com deficiência.
A Câmara Municipal de Lisboa assinala a data associando-se ao percurso/marcha de sensibilização numa das avenidas centrais da cidade, organizado em parceria com 3 Associações (Salvador, ACAPO e Fundação Liga), com várias pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e, ainda, um representante do Município.
Três Vereadores vão acompanhar esta marcha para melhor identificarem e compreenderem as dificuldades diárias a que estão sujeitas as pessoas com deficiência.
Laurinda Alves, Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Joana Castro e Almeida, Vereadora do Urbanismo, e Ângelo Pereira, Vereador do Urbanismo e Mobilidade, estarão presentes e farão o percurso a pé, lado a lado com as pessoas com deficiência, as suas famílias e representantes de diferentes Associações.
O percurso realiza-se no próximo dia 2 de dezembro (quinta-feira), entre as 11h30 e as 12h30. Tem início nos Restauradores, junto ao Hard Rock Café, e termina no Terreiro do Paço.
O propósito é reforçar a consciência geral, alertar para a urgência em promover melhores acessos, mas também mais oportunidades de empregabilidade, e ainda chamar a atenção para a necessidade de valorizar mais e acolher melhor as pessoas com deficiência.