19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lisboa capacita em Ética e Integridade mais de 1000 trabalhadores

 
Lisboa capacita em Ética e Integridade mais de 1000 trabalhadores no Dia Internacional Contra a Corrupção
 
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinala o Dia Internacional Contra a Corrupção, que se celebra a 9 de dezembro, com várias ações de sensibilização sobre Ética, Integridade e Prevenção da Corrupção dirigidas aos trabalhadores. 
 
Uma dessas ações terá lugar no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, e a abertura da sessão, pelas 10h00, será realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
 
O principal objetivo desta iniciativa é fortalecer a cultura organizacional, assente numa gestão municipal mais clara, transparente e responsável, orientada para a prestação de serviços rápidos e eficientes para os cidadãos e empresas, através de uma conduta diária guiada pelos valores da ética e da integridade.
 
“A corrupção não se combate com populismos, combate-se sim com medidas concretas, e é isso que estamos a fazer em Lisboa”, refere o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentando que “Lisboa está a liderar pelo exemplo neste combate”.
 
“Criei, pela primeira vez em Portugal, ao nível municipal, o Pelouro e o Departamento da Transparência e Prevenção da Corrupção, que hoje já conta com mais de 20 funcionários”, lembra Carlos Moedas, que sublinha a relevância da Estratégia da Transparência e Prevenção da Corrupção desenvolvida durante este mandato. Entre as iniciativas nela previstas e já desenvolvidas, o presidente da Autarquia destaca o Código de Ética, que expressa os princípios que devem guiar a conduta de todas as equipas da Câmara Municipal de Lisboa, o Canal de Denúncias, um instrumento seguro para que funcionários e lisboetas possam comunicar de forma anónima qualquer irregularidade e o Portal da Transparência, onde todos podem aceder facilmente a estas ferramentas e a muita outra informação relevante.
 
“A prevenção de riscos de corrupção é um dos compromissos do Município.  O caminho que temos vindo a construir está alicerçado na Estratégia da Transparência e Prevenção da Corrupção com o propósito de alinhar toda a CML num compromisso conjunto de melhoria dos serviços na resposta aos cidadãos. A formação em Ética e Integridade é, por isso, uma medida prioritária da estratégia e já implementada com resultados de adesão bastante positivos”, afirma por sua vez a vereadora com o Pelouro da Transparência e Prevenção da Corrupção da CML, Joana Almeida.
 
No dia 9 de dezembro, o Fórum Lisboa será palco de dois seminários, dinamizados pela Diretora do Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da CML, Cecília Moreira, e pelo Associado do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Mário Tavares da Silva, com o apoio do Departamento de Desenvolvimento e Formação da CML. Em paralelo serão realizadas diversas ações de formação, em simultâneo, noutros equipamentos municipais, de modo a capacitar mais de 1000 trabalhadores neste dia comemorativo, que pretende alertar para a importância do combate à corrupção nas organizações e na sociedade.
 
A abertura do seminário da manhã, prevista para as 10h00, será efetuada pelo presidente da CML, Carlos Moedas, e o encerramento do 2º seminário, pelas 17h00, será assegurado pela vereadora Joana Almeida, responsável pelo pelouro.
 
Até final de 2024, a CML pretende formar em Ética e Integridade mais de 2500 trabalhadores, incluindo dirigentes e executivo municipal.
 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de janeiro de 2025 – 23:06:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...