>
O 7.º lugar final obtido por Gonçalo Janeira na Rampa Serra da Estrela – Covilhã, pontuável para o Campeonato de Portugal Legends de Montanha, soube a pouco face à qualidade da exibição do piloto do Fundão na emblemática prova organizada pelo CAMI Motorsport.
A correr praticamente em casa, Janeira partiu para esta ronda com o objetivo claro de lutar por um lugar entre os cinco primeiros da geral nos Legends.
Ao volante do habitual Citroën AX GTi, foi melhorando os seus tempos ao longo dos dois dias de competição, colocando-se em boa posição para alcançar a meta traçada. No entanto, um tempo menos conseguido na derradeira Subida de Prova acabou por comprometer o resultado, fazendo-o cair duas posições e terminando num agridoce 7.º lugar.
“É a rampa da casa e esta foi mais uma edição em que participei com muito gosto”, começou por referir o piloto do Fundão, admitindo que ficou “algo desiludido com este 7.º lugar na geral dos Legends, manifestamente abaixo das nossas expectativas”.
Janeira explicou ainda o que aconteceu na última subida: “Não consigo perceber o que se passou. Tínhamos acabado de bater o nosso recorde pessoal na subida anterior – rodando em 3:41,372 – o que nos colocou claramente dentro do Top 5. E na última tentativa senti, do início ao fim, que estava a andar ainda mais depressa. Para meu espanto, vejo no cronómetro um tempo mais alto… mais três segundos! Fiquei bastante desapontado, mas as corridas também são isto.”
Apesar do resultado aquém das ambições, o fim de semana trouxe uma nota positiva, com Gonçalo Janeira a vencer o Grupo Legends Especial. “É um prémio que, embora não atenue totalmente a desilusão, é sempre positivo. Como positivo foi também desfrutar desta fantástica rampa, terminar sem problemas no carro e já pensar na próxima. Vamos fazer tudo para sermos competitivos na Rampa de Santa Marta, que é uma das minhas provas favoritas.”
A próxima ronda do Campeonato de Portugal de Montanha terá lugar nos dias 21 e 22 de junho, em Santa Marta de Penaguião.