18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Bodysurf Portugal - Ocean Spirit Pro: Jaime Bonito sagra-se Campeão Nacional de Bodysurf Júnior 2019

 

Foi um dia cheio de ondas boas que recebeu a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf em Santa Cruz; e foi o dia em que Jaime Bonito se sagrou Campeão Nacional de Bodysurf Júnior, embora também um dia pleno de emoção e drama.

 

Começou pelas 09:15h a primeira bateria do Ocean Spirit Santa Cruz Pro, com a prova Open em ondas de metro a metro e meio e uma forte corrente para sul, resultado da maré na vazante. Nesta primeira bateria Pedro Collaço começou a traçar o seu caminho para a final e para o seu objectivo de 2019. Na segunda bateria do dia, foi Tiago Marques que dominou tal como Miguel Rocha e Rodrigo Carrajola nas suas respetivas baterias. Henrique Madeira - que se apresentou em boa forma em Santa Cruz - foi o outro atleta que fez uma prova brilhante até à final.

 

 

A final, realizada por estes quatro atletas, foi talvez uma das mais disputadas de sempre. Em ondas a rondar o metro e meio e alguns tubos, os quatro atletas foram rodando entre si a posição na bateria, mas foi mesmo Rodrigo Carrajola que se sagrou vencedor da etapa, colocando-o este resultado mais perto do ambicionado lugar de Campeão Nacional de Bodysurf em 2019.  Miguel Rocha garantiu o segundo lugar e dessa forma leva para a última etapa deste ano a disputa pelo título. Em terceiro lugar ficou Pedro Collaço que garante assim o seu melhor resultado de 2019, tendo Henrique Madeira ficado no 4º lugar.

 

A prova open acabou também por ser marcada pela lesão de Tiago Mesquita, Campeão Nacional Júnior de 2018, que ao entrar na água para a sua bateria cortou o pé, tendo de ser socorrido no local pela equipa de primeiros socorros, facto que acabou por ditar a sua impossibilidade de entrar na prova júnior.

 

 

Jaime Bonito - que participou simultaneamente na prova open e na prova júnior - acabou por vencer esta etapa em Santa Cruz, tendo-se sagrado desta forma Campeão Nacional Júnior 2019. António Pereira Coutinho, Rafael Elias e Jéssica Pinto foram os outros três atletas na final, que deram bastante luta a Jaime Bonito, com destaque para António Coutinho que esteve uma boa parte da final Júnior em primeiro.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit é um Festival Internacional de Desportos de Ondas que se realiza desde 2007 na praia de Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. O Festival carateriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nos mais diversos desportos de ondas: surf, bodyboard, longboard, skimboard, kayaksurf, waveski e bodysurf.

Mas se o mar é o centro de todas as atenções, também a areia é palco de diversas atividades, seja de experimentação dos diversos desportos na piscina instalada no recinto, seja pela presença de diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como escolas de surf e restantes modalidades, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.

 

Tendo os desportos de mar como o expoente máximo, o evento não se esgota com o chegar da noite, com diversas bandas e dj’s a animar o evento. A praia é o grande palco onde tudo acontece. Afinal, este é um Festival destinado aos amantes dos desportos de ondas, bem como a toda a família, com o objetivo de incentivar o público à prática de desportos de ar livre e a hábitos de vida saudáveis.

 

Em 2019 o Campeonato Nacional de Bodysurf tem duas categorias, Open e Júnior e cinco etapas distribuídas entre abril e outubro entre a região de Lisboa e a região de Vagos, mantendo a lógica de ter um período de espera de dois dias permitindo à organização escolher o melhor, o que acontece na quarta-feira anterior de modo a garantir as melhores condições para os atletas.

 

O Calendário é:

 

1.       Peniche Pro - 27 de abril – Peniche

2.       Cascais Pro –12 de maio – Cascais

3.       Vagueira Pro – 8 – Praia da Vagueira – Vagos

4.       Ocean Spirit Pro –21 de julho – Sta Cruz – Torres Vedras

5.       Caparica Pro – 5 ou 6 de outubro – Costa da Caparica - Almada

 

 

As inscrições para a última etapa estão abertas em www.bodysurfportugal.com

 

 

Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, , da Câmara Municipal de Peniche, Do Península de Peniche Surf Clube, do Centro de Alto Rendimento de Peniche, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Manel Sport, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare, da Stay Salty ,  da Dafin, das águas da Fonte Viva, da Gwiker , da Espumantaria, da Peixola, da BOL,  da Bzalo Woodcrafts, da UCA, da Portugal Rent, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, dos parceiros de media MEO Beachcam , da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato e sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para  levar este campeonato mais longe.

 

A Associação Surf Social Wave é uma associação sem fins lucrativos que atua na área do surf, contribuindo através da prática deste desporto e de todas as valias que o mesmo traz, quer do ponto de vista da capacitação física, quer do ponto de vista da aquisição de competências, para a melhoria de vida de três segmentos da sociedade em situação de exclusão social ou em risco de exclusão. Este é um projeto estruturante e estruturado, que está alavancado nos principais parceiros do surf em Portugal e conta com parceiros institucionais.

 

Fotos - Sara Lopes

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:45:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...