>
Aviso
|
O pelotão profissional português regressa à competição dentro de fronteiras com a disputa da 2.ª Volta à Bairrada, nos próximos dias 25 e 26 de Abril. Gondomar comemora a Revolução dos Cravos com ciclismo, acolhendo, no sábado, a Taça de Portugal Liberty Seguros Feminina e de Paraciclismo. Sobrado, no concelho de Valongo, é palco, no domingo, da segunda prova da Taça de Portugal Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO).
Após três semanas em que o calendário português deu a oportunidade às equipas continentais de competirem além fronteiras e permitiu às equipas de clube medir forças entre si, as formações de ambas as categorias reencontram-se, nos dias 25 e 26 de abril, para disputarem a segunda edição da Volta à Bairrada.
A prova tem duas etapas e começa às 16h00 de sábado, com um contrarrelógio individual de 8 quilómetros, em redor da freguesia bairradina da Pampilhosa. A segunda e última tirada vai realizar-se no dia seguinte. A partida será dada ao meio dia, no Luso, estando a chegada prevista para cerca das 16h00, depois de percorridos 161,5 quilómetros, na Mealhada.
A Taça de Portugal Liberty Seguros de Paraciclismo arranca no sábado, às 11h00, em Gondomar. A prova tem como “pista” a Avenida da Conduta, local que, no mesmo dia, às 16h00, servirá de palco à terceira corrida pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros Feminina. As corredoras de elite vão completar 70,3 quilómetros, em circuito, as juniores e as masters têm pela frente 43,9 quilómetros, estando reservados 35,2 quilómetros para as cadetes.
A localidade de Sobrado, no concelho de Valongo, terra de grandes campeões de ciclismo de estrada, vai, no dia 26, ser a capital do BTT em Portugal. É lá que se realiza o XCO Internacional de Valongo, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO, corrida que, na categoria de elite, é pontuável para o ranking de apuramento olímpico.
A competição inicia-se às 9h00 com a corrida de cadetes e masters masculinos, paraciclismo e promoção. Às 11h00 entram em pista os juniores masculinos e todas as categorias femininas. Às 14h30 é a vez da corrida de elite masculina.
Os mais jovens não foram esquecidos neste fim de semana de ciclismo. O 2.º Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona A vai reunir os betetistas mais novos na Quinta dos Oliveiras, em Águeda, a partir das 10h00 de domingo.
Mais eventos oficiais
25 e 26 de abril: 13.º Encontro Luso-Galaico de BTT, Esposende
25 de abril, 9h00: Passeio Valongo – Celorico de Basto
25 de abril, 9h00: IV Trilhos do Vigário em BTT, Monte de Santa Marta, Felgueiras
25 de abril, 9h00: Maratona BTT de Alte, Loulé
25 de abril, 9h30: Passeio BTT de Manique do Intendente
25 de abril, 9h30: 11.º Passeio Cicloturismo Ciclo-Ases, Fazendas de Almeirim
25 de abril, 10h00: 21.º Passeio de Cicloturismo da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, Seixal
25 de abril, 10h00: Taça da Ilha Azul em Ciclismo de Estrada, Horta. Açores
25 de abril, 15h00: Comemoração do 25 de Abril, Pista de Ciclismo de Alpiarça
25 de abril, 15h00: 20.º Prémio da Junta de Freguesia do Torrão, Alcácer do Sal
26 de abril, 9h00: Passeio BTT Bragança Saudável, Bragança
26 de abril, 9h00: Passeio de Cicloturismo do Pechão, Olhão
26 de abril, 9h30: III Rota do Folar em BTT, Valpaços
26 de abril, 9h30: Maratona BTT Cidade Albergaria-a-Velha
26 de abril, 9h30: Azores Downhill Cup, Lagoa do Fogo, S. Miguel
26 de abril, 10h00: Troféu Crono-Escalada BTT, Vermoim, Vila Nova de Famalicão
26 de abril, 13h00: DHI Moto Galos, Monte do Facho, Barcelos