18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

IKF Korfball Europa Shield - Taça dos Clubes Vice-Campeões Europeus em Odivelas

 

Odivelas volta a receber a IKF Korfball Europa Shield - Taça dos Clubes Vice-Campeões Europeus de Corfebol considerada uma das mais conceituadas provas europeias de clubes.
 
Esta edição vai realizar-se de 26 a 28 de Janeiro/2018 no Pavilhão Multiusos de Odivelas contando mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.

A Federação Internacional de Corfebol entregou a Portugal, por dois anos consecutivos, a missão de organizar este importante evento, tendo a Federação Portuguesa de Corfebol juntamente com o Grupo Desportivo dos Bons Dias, assumido a responsabilidade de preparação de todas as actividades.

Nesta fase final participarão 8 equipas de Corfebol, oriundas de vários países da Europa, são elas:
 

A B Norwich Knights KC (Inglaterra) KV Adler Rauxel (Alemanha) Korfball Club Barcelona (Catalunha) CRC Quinta dos Lombos (Portugal) Korfball Klub Brno (Rep. Checa) Marmara University Sport Club (Turquia) Korf LX Project (Portugal) Bec Korfball Club (Inglaterra)
 
Escalão: Sénior - Idades: 18 a 30 - Género: Misto

A criação da IKF Europa Shield foi inicialmente incentivada pela Associação Britânica de Corfebol com o objectivo de dar aos jogadores dos países da Europa de categoria B (todos os países excepto a Holanda e a Bélgica) experiência internacional. 

Na primeira edição em 2001, foi previsto que participariam as equipas que terminassem em 2º e 3º lugares nas competições na Inglaterra, Alemanha, República Checa e Portugal. Nesse ano, apenas três semanas antes do evento ocorreram os ataques de 11 de Setembro, tendo levado a que algumas das equipas inscritas tivessem cancelado os voos, como foi o caso das equipas portuguesas.

O evento seguinte realizou-se na Alemanha e posteriormente na República Checa. Entretanto, a Hungria foi também convidada a participar com uma equipa, tendo sido inclusivamente anfitriã de futuras edições tal como a Catalunha/Espanha. 
 
A IKF Europa Shield foi inicialmente realizada em Outubro, no entanto, devido a eventos nacionais realizados nesse período, foi mudada para Janeiro, logo após a IKF Europa Cup (competição concebida para os campeões da Europa). 

Tendo obtido grande sucesso, o evento foi assumido pela International Korfball Federation, passando a ser um evento oficial. 

O objectivo inicial desta competição foi o de ajudar os jogadores a ganhar experiência internacional, contando agora com a participação de mais países, tendo o país anfitrião o direito de incluir duas equipas na competição.

Algumas equipas da Polónia e da Turquia foram também convidadas a preencher vagas em torneios passados, no entanto, o apuramento para a competição foi já reafirmado - os países apurados devem classificar-se no top 10 da Europa (sem contar com a Holanda e com a Bélgica) e realizar uma competição nacional com pelo menos 5 jornadas durante mais de cinco anos. Se houver vagas na IKF Europa Shield, o melhor país classificado no evento anterior pode inscrever uma 2ª equipa no torneio.

As equipas portuguesas começaram também a participar, como previsto inicialmente, e o evento tornou-se mais forte. 

O facto das equipas dos dois países mais fortes da Europa (Holanda e Bélgica) não participarem nesta competição torna os jogos muito mais renhidos, sendo que, muitos são decididos por um ou dois pontos de diferença, ou mesmo em golo de ouro.
 
Este ano o calendário de jogos é o seguinte: 26 de Janeiro, Sexta Feira 17h00 KV Adler Rauxel X Marmara USP 18h05 KC Barcelona X Korf Lx Project 19h10 Cerimónia de Abertura 19h50 CRC Quinta dos Lombos X Bec KC 20h55 Norwich Knights KC X KC Brno     27 de Janeiro, Sábado 9h45 KV Adler Rauxel X Bec KC 10h50 KC Barcelona X KC Brno 11h55 CRC Quinta dos Lombos X Marmara USP 13h00 Norwich Knights KC X Korf Lx Project 14h05 Pausa 15h00 KV Adler Rauxel X CRC Quinta dos Lombos 16h05 KC Brno X Korf Lx Project 17h10 Marmara USP X Bec KC 18h15 Norwich Knights KC X KC Barcelona     28 de Janeiro, Domingo 8h45 C A1 X B2 09h50 D A2 X B1 10h55 A4 X B4 12h00 A3 X B3 13h10 Loser C X Loser D 14h20 Winner C X Winner D 15h25 Cerimónia de Encerramento
 
Dado que os intervenientes são equipas tecnicamente bastante fortes, os jogos habitualmente são muito renhidos e de grande qualidade.

A competição realiza-se no pavilhão Multiusos de Odivelas.
 
 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:58:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...