18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Nacional de Corfebol Adaptado - Fase Regional

 

A Fase Regional Centro do Campeonato Nacional de Corfebol Adaptado, organizada pela Federação Portuguesa de Corfebol com o apoio da Associação Cerci Peniche, do Clube Stella Maris de Peniche e da Câmara Municipal de Peniche, vai realizar-se na próxima quarta-feira, 15 de maio às 10h00, no Pavilhão do Clube Stella Maris de Peniche.

 

Nesta fase vão defrontar-se as equipas das 1ª e 2ª divisões do Campeonato Nacional de Corfebol Adaptado da região Centro.

 

Na 1ª Divisão confrontam-se as equipas da APPACDM de Santarém, CERCI Peniche, CERCIPOM e CRIT.

 

Para competir na 2ª Divisão estão as equipas da APPACDM da Marinha Grande, do Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor e da OASIS.

 

Na primeira etapa desta competição as equipas jogarão todas entre si, na respectiva divisão. De seguida decorrerão as finais, para apurar os vencedores de cada divisão.

 

Nesta competição serão apuradas as duas melhores equipas de cada divisão para a Fase Final do Campeonato Nacional de Corfebol Adaptado que se realiza no dia 10 de Outubro em Porto de Mós.

 

A disciplina de Corfebol Adaptado surgiu em 2016 no âmbito da candidatura ao Programa de Desporto para Todos apresentada ao IPDJ, tendo como principal objetivo planear e implementar um conjunto de iniciativas/programas e ações, em consonância com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que permitirão assegurar a organização, o desenvolvimento, e a participação das Pessoas com Deficiência intelectual, Perturbações do Espetro do Autismo, Trissomia21 e/ou multideficiência em atividades recreativas, turísticas, de lazer e desportivas, em igualdade de condições perante os demais.

 

O programa desenvolve-se num contexto desportivo e pretende contribuir para o desenvolvimento da condição física do cidadão com deficiência intelectual, com perturbações do espetro do autismo e trissomia 21, ajudando-o a desenvolver a sua força física, resistência, velocidade e flexibilidade.

 

Acreditamos que a prática do Corfebol Adaptado nesta comunidade possa contribuir para a prevenção de estados depressivos e de ansiedade, redução da irritabilidade e da agressividade, criando sensações de bem-estar e equilíbrio ajudando a intensificar a integração social e qualidade de vida dos atletas.

 

Aceitar e respeitar a diferença e compreender a necessidade de garantir a igualdade de direitos para todos os cidadãos, com ou sem deficiência, é uma premissa cada vez mais presente no nosso quotidiano.

 

A inclusão defende uma total e igualitária participação das crianças, jovens, adultos e seniores com deficiência e/ou necessidades especiais em diversos contextos: a escola, a carreira profissional, as atividades desportivas e recreativas, etc.

Neste sentido, consideramos que abrir as portas a esta população não é uma ação de solidariedade, mas sim um dever social, garantindo, deste modo, que as necessidades especiais de determinada população não a impeçam de participar ativamente em todas as áreas da sua vida, nomeadamente, a área desportiva.

 

O desporto constitui um fator primordial e é essencial para a inclusão social de cidadãos deficientes sendo notórias as melhorias quer na orientação, quer na mobilidade dos atletas advindas de uma prática física continuada.

 

O Corfebol é por si só um desporto que concentra em si uma série de valores cooperativos e de igualdade do género, sendo a inclusão das Pessoas com Deficiência a continuação da promoção destes e de outros valores, como o respeito, a aceitação e a igualdade.

 

O envolvimento nesta comunidade é percebido e interpretado das mais variadas formas, constituindo um momento de aproximação acabando por ser uma oportunidade para transmitir saberes e novas experiências. Deste modo, pretendemos assegurar o direito à participação na vida cultural, recreativa, desportiva e de lazer, enquanto espaço privilegiado de intervenção e afirmação da individualidade, em conformidade com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:55:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...